SRRAA-OE

Ordem dos Enfermeiros no HIA 1st International Summit

• 24-10-2022

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros foi convidada a intervir no HIA 1st International Summit, que decorreu nos dias 21 e 22 de outubro na cidade de Lagoa, Ilha de São Miguel.

A intervenção desta secção esteve a cargo da Enfermeira Raquel Figueira, Vogal do Conselho Jurisdicional Regional, que teve oportunidade de apresentar a perspetiva da Ordem quanto ao impacto que o surgimento do HIA teve nos utentes em geral, assim como no desenvolvimento de carreira, especialização e valorização dos profissionais de Enfermagem na Região.

Conforme vem sendo publicamente defendido neste mandato, destacou-se a importância de um Sistema Regional de Saúde que "coexista" com a iniciativa privada e social, com cuidados de saúde assentes em valores como o humanismo.

A Ordem dos Enfermeiro dos Açores valida o estabelecimento de parcerias público-privadas, sendo que essas parcerias que poderão ser estabelecidas entre o Serviço Regional de Saúde e setores privado e social devem acontecer não para satisfazer “as necessidades” destes últimos, mas tão só e apenas quando se revele necessário atender às necessidades dos nossos utentes, e nos Açores há claramente essa evidência.

No caso do Hospital Internacional dos Açores, vê-se um exemplo prático de uma alternativa de parceria para a correção de diversas lacunas que encontramos no nosso Sistema Regional de Saúde, devendo este efetivamente ser visto como um parceiro numa região com claras dificuldades em algumas matérias de saúde.

No âmbito das questões colocadas, a Enfermeira Raquel Figueira pode ainda transmitir a convicção de que se abriram novas oportunidades de exercício profissional, com a abertura de vagas de emprego, novas oportunidades de exercer em contextos diferenciados dos oferecidos na região até então. Além disso, em termos de formação académica, destacou-se os novos campos de estágio, e a oportunidade de estabelecimento de protocolos com a Universidade dos Açores. Atendendo às instalações de que o HIA dispõe, abre-se igualmente uma janela de oportunidade na realização de ações formativas profissionais com melhores condições.

CDR/PS/cf