Carta Aberta

Ordem dos Enfermeiros envia carta aberta a Vasco Cordeiro

• 02-09-2020

A Ordem dos Enfermeiros, na pessoa dos seu Presidente do Conselho Diretivo, enviou uma carta aberta a Vasco Cordeiro a abordar duas temáticas de grande preocupação para os Enfermeiros e com repercussões na prática.

Nesta carta, a Ordem dos Enfermeiros alerta Vasco Cordeiro para o uso contínuo e abusivo do programa EstagiarL, assim como, para a necessidade emergente de corrigir o correto reposicionamento de toda uma classe profissional.

Para Pedro Soares, “não podemos aceitar o Estagiar L para Enfermeiros, somos a única região que mantém esse programa para enfermeiros, para além disso, em reunião com o Drº Vasco Cordeiro foi-nos dito que iriam ser contratados todos os novos enfermeiros que finalizaram na Região a sua formação em Enfermagem, situação esta fundamental para uma correta preparação nas nossas Instituições de uma possível segunda vaga pandémica, o que assistimos neste momento são Instituições particulares e públicas a aderirem massivamente ao programa Estagiar para ter Enfermeiros. Isto é inaceitável, falamos de dignidade e respeito por uma profissão que é totalmente colocado em causa.”

Para além dessa temática, pode ainda ler-se na Carta aberta um alerta para a necessidade da regularização efetiva dos reposicionamentos remuneratórios destes profissionais, “não podemos ser os heróis de ontem e esquecidos hoje. Como sempre dissemos, não queremos palmas, nunca quisemos, queremos sim respeito”, afirma Pedro Soares.

Aceda à Carta Aberta aqui, ou clique na imagem:

Telejornal Açores 03 SET

CDR/PS/rl