Universidade dos Açores

Ordem dos Enfermeiros e Escola Superior de Saúde alinham objetivos formativos

• 01-10-2021

A Ordem dos Enfermeiros recebeu hoje em reunião a senhora Presidente da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, Enfermeira Carmen Andrade.

Esta reunião, que teve lugar na Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros em Ponta Delgada, teve como principal finalidade alinhar objetivos formativos que correspondam às efetivas necessidades atuais e futuras da região.

A equipa que compõe o atual Conselho Diretivo Regional da Ordem nos Açores tem vindo, desde cedo, a defender a importância de se criar uma estratégia comum entre a Ordem dos Enfermeiros e a Escola Superior de Saúde. Nesse sentido, é com particular satisfação que a Ordem vê este desígnio a efetivar-se, graças à disponibilidade que a Escola Superior de Saúde, na pessoa da senhora Enfermeira Carmen Andrade, sempre tem demonstrado.

Entre os diversos pontos abordados na reunião, os compromissos estabelecidos focaram-se particularmente na melhoria das condições de acesso a cursos de mestrado nas diferentes especialidades de enfermagem e a pós-graduações para Enfermeiros. No que à criação de novas pós-graduações diz respeito, deverá privilegiar-se que as mesmas confiram a devida certificação de competências acrescidas, tanto diferenciadas como avançadas, por parte da Ordem dos Enfermeiros. Atendendo às particularidades da nossa realidade arquipelágica, ficou ainda reforçado o compromisso de a Ordem colaborar no desenvolvimento de formações com acesso remoto, tornando-as assim mais acessíveis a partir de qualquer ilha.

Em suma, ficaram estabelecidas pontes de entendimento fundamentais, bem como compromissos de trabalho contínuo em conjunto, de modo a ver estes objetivos concretizados a muito curto prazo.

A Ordem dos Enfermeiros salienta que os benefícios que resultam deste alinhamento são muito significativos, não só para os profissionais como para a população que beneficiará, assim, de cuidados ainda mais especializados.

CDR/PS/cf