Governo Regional dos Açores

Reunião com o Presidente do Governo Regional

• 09-03-2021

A Ordem dos Enfermeiros dos Açores foi hoje recebida pelo Senhor Presidente do Governo Regional, Dr. José Manuel Bolieiro. A reunião, que decorreu no Palácio de Sant’Ana em Ponta Delgada, contou com a presença do Enfermeiro Pedro Soares, do Enfermeiro Fernando Felgueiras e da Enfermeira Zélia Martins enquanto representantes da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros.

Para o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, “este é um momento de cidadania, um encontro que serviu para alicerçar pontes de entendimento relativas a alguns assuntos que são preocupação da Ordem dos Enfermeiros nos Açores. Foi importante ter do responsável máximo da tutela na região toda a atenção para a classe de Enfermagem.”

“Colocámos em cima da mesa a necessidade de uma contratação equilibrada e justa de Enfermeiros por todo o arquipélago, com a recuperação de uma medida antiga relativa ao apoio à fixação de Enfermeiros nas denominadas ilhas pequenas. Esta necessidade vem ao encontro de uma das falhas que a atual pandemia colocou ainda mais a descoberto”, salienta Pedro Soares.

Durante a reunião, houve ainda oportunidade de debater assuntos como a criação do Enfermeiro de Família nos Açores, bem como o projeto de visitas de acompanhamento a todos os lares da região.

“Não sendo da área de intervenção da Ordem dos Enfermeiros, foi ainda possível deixar a nossa preocupação relativamente à necessidade de se corrigir a correta equiparação dos Enfermeiros em contrato individual de trabalho com os de funções públicas, assim como o correto e efetivo reposicionamento na carreira”, acrescenta Pedro Soares.

CDR/PS/cf/rl