COVID-19

Ordem dos Enfermeiros assegura recursos necessários para testagem em massa em Água de Pau

• 02-07-2021

A Ordem dos Enfermeiros dos Açores foi convidada a colaborar com a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, a Direção Regional da Saúde e a Câmara Municipal da Lagoa na testagem em massa que irá decorrer na próxima semana na vila de Água de Pau.

Sobre este pedido feito à Ordem dos Enfermeiros, o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional dos Açores, Enfermeiro Pedro Soares, destaca: “Estamos perante um momento muito importante para a Ordem dos Enfermeiros nos Açores. Poder colaborar desta forma com o Governo Regional, a Câmara Municipal da Lagoa e a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, alocando os Enfermeiros necessários para que a operação aconteça, é para nós quase um dever, já que mais uma vez ajudamos efetivamente a nossa população num momento difícil. Contribuir deste modo, no terreno, é igualmente um sinal que evidencia o papel crítico que os Enfermeiros desempenham diariamente, por todas as ilhas, estando sempre ao lado da nossa população.”

Sobre a escassez de recursos disponíveis, Pedro Soares explica que “serão testadas cerca de 2500 pessoas, numa operação que não é fácil, em especial numa altura em que os recursos são reduzidos, mas este é o claro exemplo de que quando as diversas partes dão o que têm de melhor em prol da população, as coisas acontecem. Agradecemos, por isso, aos 17 Enfermeiros que se prontificaram a aceitar mais uma missão e que estarão presentes nesta testagem, a dar mais um pouco de si.”

“Esta será uma semana que demonstra bem a entrega de todos os Enfermeiros Açorianos. Para além desta operação de testagem em Água de Pau, mais 7 Enfermeiros estão alocados em diversas ilhas a apoiar a vacinação em massa, fora todos os outros que continuam nas suas instituições a dar o seu melhor para que tenhamos um sistema de saúde a laborar, e de modo a que o atendimento à nossa população sofra as menores oscilações. São mais de 2200 Enfermeiros que se desdobram diariamente para cuidar dos Açorianos!”, conclui Pedro Soares.

CDR/PS/cf/rl