#OrdemNoTerreno

Ordem dos Enfermeiros alerta para cansaço dos profissionais e pede unificação de procedimentos entre instituições

  • 15-09-2021

A Ordem dos Enfermeiros realizou esta semana uma visita de trabalho à Ilha Terceira, promovendo mais uma vez a descentralização das suas iniciativas. No âmbito desta deslocação, o Conselho Diretivo Regional dos Açores teve oportunidade de visitar ontem, dia 14 de setembro, o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

 

Acerca desta visita, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, destacou que “foi possível conversar com a Direção de Enfermagem com vista ao estabelecimento de pontes de entendimento e à definição de compromissos, num trabalho que se revelou muito positivo, já que foi possível discutir vários pontos relacionados com a Enfermagem da instituição, tendo sido manifestada abertura para a sua resolução.”

 

“Foi possível visitar alguns serviços e contactar com vários Enfermeiros, sendo generalizado o cansaço dos profissionais. Saímos desta visita com preocupação acerca da necessidade de reforço imediato de algumas equipas, um trabalho que está em curso pela direção de Enfermagem e que esperamos que seja concretizado o mais rápido possível. Fica ainda a certeza de que os contratos precários têm de passar rapidamente a definitivos, ou a estabilidade nas equipas estará posta em causa. Outra questão a ser corrigida, a nível regional, e que se reflete em cada instituição, é a necessidade de se apostar nos Enfermeiros Especialistas. Tal investimento resultará numa melhoria dos cuidados oferecidos à nossa população, e poderá ser feito, por exemplo, através de dispensas remuneradas, como já ocorreu no passado”, explica o Enfermeiro Pedro Soares.

 

Pedro Soares aproveitou ainda a oportunidade para reiterar que: “Conforme temos defendido, neste mandato estaremos ao lado de todos os Enfermeiros no terreno, discutindo os seus problemas diários, colocando sempre soluções em cima da mesa!”

 

Em jeito de conclusão, a propósito desta deslocação da Ordem dos Enfermeiros à Ilha Terceira, o Presidente do Conselho Diretivo Regional declarou ainda: “Cada vez que visitamos uma instituição nos Açores, acentua-se a nossa convicção de que temos de caminhar para uma unificação de procedimentos na região. Requer-se uma maior interligação entre todas as instituições do Sistema Regional de Saúde, pelo que urge pensarmos rapidamente e em conjunto o que queremos para o nosso futuro em termos de saúde.”

CDR/PS/cf/rl