Carreiras de Enfermagem

Ordem congratula aprovação do decreto que define as regras de contagem do tempo de serviço dos trabalhadores das carreiras de enfermagem

  • 11-05-2023

Foi hoje aprovada, por unanimidade, a Proposta de Decreto Legislativo Regional n.º 55/XII que define as regras de contagem do tempo de serviço dos trabalhadores das carreiras de enfermagem, para efeitos de progressão na respetiva carreira e de transição para a categoria de enfermeiro especialista.

 

Para o Presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, “este é um passo decisivo num processo que, não sendo de todo de fácil resolução, é de elementar justiça a sua concretização. Sempre dissemos que não só era possível como essencial para o futuro do SRS, não estivesse na sua raiz os seus profissionais, neste caso os Enfermeiros, como motor do seu desenvolvimento. Hoje foi dado mais um passo na restituição daquilo que sempre foi dos Enfermeiros, do seu esforço, do seu trabalho.”

 

Pedro Soares salientou que “os Açorianos sabem que podem contar com os seus Enfermeiros, e que estes são o garante na segurança dos seus cuidados. Hoje, era exigível esta demonstração unânime de apoio àqueles que todos os dias, com o pouco que têm, muito fazem nas nossas instituições de saúde.”

 

“Estamos perante uma correção hercúlea, tendo em conta a situação desastrosa a que no passado fizeram chegar esta classe, e hoje os Açores são um exemplo nesta matéria. Como Ordem dos Enfermeiros e enquanto aqui estivermos, uma certeza temos, para trás nunca mais!”, concluiu Pedro Soares.

 

Recorde-se que a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros foi chamada a dar os seus contributos para a proposta agora aprovada, tendo vindo a acompanhar e a intervir neste processo, com vista a salvaguardar a dignidade e valorização profissional dos Enfermeiros.

CDR/PS/cf