Novos membros

Ordem conclui inscrição dos novos Enfermeiros dos Açores em tempo recorde

• 05-08-2021

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros conclui hoje, em Ponta Delgada, o processo inicial de inscrição dos alunos finalistas de Enfermagem da região, depois de ter estado em Angra do Heroísmo no início da semana.

Neste âmbito, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, salientou: “Terminamos hoje em Ponta Delgada a inscrição dos novos Enfermeiros dos Açores. Assim, após o respetivo processamento pela Comissão de Atribuição de Títulos, teremos cerca de 80 Enfermeiros aptos para ingressar nas diversas instituições da região. Conforme já alertámos várias vezes, este reforço é fundamental para o sistema regional de saúde como garante do presente e preparação do futuro próximo.”

O Enfermeiro Pedro Soares aproveitou a ocasião para deixar um alerta acerca do recurso ao programa Estagiar L para Enfermeiros na região: “Infelizmente, algumas entidades privadas estão a utilizar o programa de empregabilidade Estagiar L para ter Enfermeiros num regime que consideramos ser de clara irregularidade e exploração, para não falar de falta de respeito. No setor público obtivemos a garantia de que isso não irá acontecer. É necessário que, de uma vez por todas, termine este programa para os Enfermeiros!”

Pedro Soares explica ainda que “graças ao alto patrocínio do Gabinete da Senhora Bastonária e ao total apoio da Comissão de Atribuição de Títulos da Ordem dos Enfermeiros, foi possível encurtar ainda mais o tempo de inscrição dos novos colegas e, desta forma, contribuir para um ingresso na profissão o mais célere possível, numa altura em que o reforço das equipas é fulcral”.

“Outro fator determinante neste processo foi a descentralização dos serviços da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, com a abertura de um espaço na Terceira para os colegas que terminaram o curso nessa ilha. Esta mobilização de recursos permitiu agilizar ainda mais o processo e promover a comodidade dos novos membros, prestando-lhes um apoio personalizado neste processo de inscrição”, refere Pedro Soares.

CDR/PS/cf/rl