Novos membros

Ordem avança com a inscrição dos novos Enfermeiros dos Açores

• 30-07-2021

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros deu hoje início ao processo de inscrição dos alunos finalistas de Enfermagem de ambos os polos da Universidade dos Açores, procurando agilizar a integração destes cerca de 80 profissionais tão importantes para a região.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, explicou: “Iniciámos hoje a inscrição dos novos Enfermeiros Açorianos na sua Ordem, e em tempo recorde contamos ter todo o processo pronto para que possam estar disponíveis a exercer e assim reforçar no terreno as diversas instituições. É fundamental a região aproveitar estes novos colegas e com eles prepararmos o amanhã, estes recursos são escassos na região e as dificuldades que atualmente muitas instituições atravessam prendem-se precisamente com a falta efetiva de Enfermeiros.”

“Este novo grupo de Enfermeiros tem uma importância elevada para a região. Uma das coisas que a pandemia deixou a descoberto foi a fragilidade do nosso sistema regional de saúde e, infelizmente, já percebemos que o rácio de Enfermeiros nos Açores está hoje aquém das necessidades da nossa população, em todas as ilhas. Temos de resolver com urgência esta questão!”, afirmou o Enfermeiro Pedro Soares.

Pedro Soares esclareceu ainda que “iremos manter mais um objetivo deste mandato e descentralizar os serviços oferecidos, sendo que vamos ter um balcão aberto na Ilha Terceira no início da próxima semana e contamos terminar novamente na Ilha de São Miguel, visto que praticamente todos os novos Enfermeiros já possuem toda a documentação necessária exigida pela Ordem dos Enfermeiros para este procedimento, cumprindo assim o estipulado por lei.”

Este é, portanto, mais um processo que a Secção Regional dos Açores assegura de forma descentralizado, que terá continuidade no dia 3 de agosto em Angra do Heroísmo e que se retomará em Ponta Delgada no dia 5 de agosto.

CDR/PS/cf/rl