SRRAAOE

Ordem dos Enfermeiros presente no curso Medical Response to Major Incidents

• 06-05-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros foi convidada a participar, no dia 5 de maio, na sessão de abertura do Curso Medical Response to Major Incidents - MRMI.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional da Saúde, que decorre de 5 a 7 de maio na cidade de Lagoa, Ilha de São Miguel, contando com a presença de cerca de 40 enfermeiros açorianos.

Este curso baseia-se num modelo de simulação testado e avançado, treinando toda a cadeia de resposta: comando e coordenação, cenário do incidente, transportes, resposta pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multi-vítimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a uma situação de exceção.

Trata-se de uma formação ministrada pelo grupo de instrutores em Trauma e Catástrofe do Madeira Internacional Training Center (MIDTC), que integra instrutores da Região Autónoma dos Açores, Madeira e continente português.

CDR/PS/cf