Reunião com Tutela

Luís Furtado destaca "bons números" na Dotação Segura de Enfermeiros nos Açores

• 02-04-2019

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Luís Furtado, esteve esta manhã reunido com o Secretário Regional da Saúde, Dr. Rui Luís e com o Diretor Regional da Saúde, Enf. Tiago Lopes.

Na reunião que teve lugar em Angra do Heroísmo, foram debatidos alguns dos assuntos mais importante ligados ao setor da Saúde e ao exercício da Enfermagem na Região.

No final deste encontro com os representantes máximos da Tutela, Luís Furtado fez um balanço positivo dos trabalhos e focou a questão da dotação segura de enfermeiros nas instituições de saúde dos Açores.

“Nos últimos 4 anos, a dotação segura de enfermeiros tem sido abordada por nós, Secção Regional, de forma séria e sem demagogia, quando por vezes isso poderia ter sido o caminho mais fácil. Até agora foram contratados pouco mais de 200 enfermeiros e prevê-se que, até ao final do ano de 2019, esse número possa ascender até bem perto dos 300. Isto é algo que nos satisfaz muito, até porque esta tem sido uma das nossas maiores reivindicações junto do Governo Regional que, e tenho de frisar isto, soube demonstrar abertura para esta questão e, mais importante do que isso, tem feito um esforço para se aproximar daquilo que é o número de enfermeiros que entendemos necessários, apesar de ainda haver caminho por fazer”, afirmou.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional destacou ainda o facto de o Acordo de Cooperação relativo à Dotação Segura de Enfermeiros na Região Autónoma dos Açores ter sido a base para este avanço.

“Em 2015, assinamos um Acordo de Cooperação relativo à Dotação Segura de Enfermeiros com a Secretaria Regional da Saúde. Este Acordo, o primeiro do género a ser rubricado no País, é uma demonstração clara e inequívoca de que o diálogo e o entendimento são possíveis e necessários. Todos queremos o mesmo. Um Serviço Regional de Saúde de qualidade e que funcione da melhor forma possível para os nossos cidadãos”, realçou Luís Furtado.

Apesar da satisfação no que diz respeito ao número de contratações de enfermeiros, o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem dos Enfermeiros, alertou a Tutela para outro dos problemas do Setor.

“Reconheço que nas ilhas sem hospital ainda há muito fazer. É preciso criar condições e incentivos para fixar os profissionais de saúde, não exclusivamente enfermeiros, nesses contextos. Esta fixação não passa necessariamente por incentivos financeiros. Temos de garantir que esses profissionais tenham melhor acesso à formação e a uma aspiração de concretização do seu desenvolvimento profissional”, destacou.

A reunião que juntou esta Secção Regional com os responsáveis máximos da Tutela Regional, vem demonstrar, mais uma vez, a total abertura para o diálogo entre as partes.

Ouça também a entrevista:

CDR/LF/LL