Idoneidade formativa

Início do processo de Acreditação da Idoneidade Formativa nos Açores

• 20-03-2023

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros deu início, no passado dia 13 de março, a um conjunto de formações relativas ao processo de Acreditação da Idoneidade Formativa dos contextos para a prática clínica em Enfermagem. Estes eventos decorreram com as equipas de enfermagem do Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e da Unidade de Saúde da Ilha Terceira.

Neste âmbito, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, afirmou: “Empiricamente, creio que recuperámos um atraso de 5 anos nesta matéria em relação ao praticado no continente, sendo mais um dos objetivos deste mandato e um passo fundamental para o futuro do ensino e dos cuidados de enfermagem nos Açores.”

“Acredito que juntos vamos recuperar o tempo perdido pela região nesta área, não fossemos nós uma classe tão resiliente e profissional. A pandemia passa, mas os Enfermeiros continuam a lutar todos os dias por melhores cuidados, e este é sem dúvida um passo importante. Os Enfermeiros Açorianos sempre tiveram bem presente o dever social e garante da segurança da nossa população, e este é mais um degrau nesse sentido”, concluiu Pedro Soares.

Estas três sessões, que contaram com a presença de um total de 165 Enfermeiros Açorianos, foram asseguradas pela equipa nacional especializada nesta matéria, composta pelo Enfermeiro Mário Gomes e pelo Enfermeiro Jorge Sousa, sob a liderança do Vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Luís Barreira.

Ao longo das próximas semanas, será dada continuidade a este trabalho ora iniciado, prevendo-se que a breve trecho haja a possibilidade de existir serviços certificados na região. A Ordem dos Enfermeiros aproveita para deixar o seu agradecimento a todos os Enfermeiros envolvidos neste processo.

CDR/PS/cf