Fórum Regional Álcool e Saúde

Secção Regional dos Açores assina Carta Compromisso

• 27-07-2018

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores (SRRAA) da Ordem dos Enfermeiros foi uma das 36 instituições que rubricaram esta manhã, em Vila Franca do Campo, uma Carta Compromisso com o objetivo de prevenir, dissuadir, reduzir e minimizar os problemas relacionados com o consumo de álcool no arquipélago, uma das regiões com maiores e mais preocupantes  taxas de prevalência do País.

Nesta cerimónia que foi presidida pela Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências, a SRRAA fez-se representar pelo Presidente do Conselho de Enfermagem Regional (CER), Enf. Márcio Tavares, que no final da reunião demonstrava o seu otimismo perante o vasto compromisso alcançado.

"Como é sabido o álcool é um dos maiores flagelos da nossa sociedade e um dos principais causadores da elevada mortalidade nos Açores. Tenho confiança que a partir de hoje, todos juntos, consigamos alcançar os objetivos esperados", afirmou.

O Presidente do CER acentuou ainda a responsabilidade acrescida que os enfermeiros, enquanto profissionais ligados à saúde, devem ter perante esta problemática.

O Fórum Regional Álcool e Saúde propõe-se, até 2020, atingir os seguintes objetivos:

• Reduzir 2 pontos percentuais nas prevalências de consumo de alguma bebida alcoólica ao longo da vida, nos últimos 12 meses, na RAA.
  • Reduzir 2 pontos percentuais nas prevalências de consumo de alguma bebida alcoólica ao longo da vida, nos últimos 30 dias, na RAA.
  • Reduzir 2 pontos percentuais na prevalência de residentes açorianos que nos 12 meses anteriores à entrevista, bebeu diariamente, pelo menos uma bebida alcoólica.
  • Diminuir para 8% a percentagem de consumo binge numa única ocasião, 3 ou mais dias por mês, nas pessoas que consomem álcool na RAA.
  • Diminuir o número de condutores mortos em acidentes de viação com uma TAS ≥ 0,5 g/l, na RAA.
  • Reduzir a Taxa de Anos Potenciais de Vida Perdidos por Doenças Atribuíveis ao Álcool na RAA.

CDR/LF/rcl