Equipa de Apoio Integrado Domiciliário do Centro de Saúde de Ponta Delgada

• 01-10-2018

A Seção Regional da Região Autónoma dos Açores (SRRAA) da Ordem dos Enfermeiros, ao abrigo das suas competências estatutariamente previstas e como tem sido seu registo, empreendeu uma Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional, nos dias 25 e 26 de setembro, à Unidade de Saúde de ilha de São Miguel (USISM), visando, em concreto, a Equipa de Apoio Integrado Domiciliário da respetiva instituição.

A comitiva da SRRAA composta pela Sr. Enfermeiro Márcio Tavares, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional, e pelo Sr. Enfermeiro Ricardo Pacheco, Presidente do Conselho Jurisdicional Regional, visitou as instalações onde a equipa de Enfermagem procede a todo o trabalho de bastidores, tendo tido a oportunidade de, em primeira mão, conversar com os enfermeiros e apurar os principais constrangimentos, dificuldades e desafios que os enfermeiros percecionam no exercício da profissão, num contexto tão particular, pautado pela proximidade efetiva com os cidadãos que se encontram em situação/condição de maior vulnerabilidade. Posteriormente, houve lugar a uma reunião com a Presidente do Conselho de Administração da USISM (Dra. Teresa Luciano) e com a Vogal Executiva do Conselho de Administração, a Senhora Enfermeira Sandra Silva.

No cômputo geral, percebeu-se existir uma efetiva vontade institucional em dotar a equipa com mais enfermeiros, considerando a abrangência territorial que a equipa acode, bem como a natureza das solicitações de que são alvo, onde existe uma preocupação em dar espaço à intervenção de Enfermagem especializada, considerando os projetos que estão a serem planeados a curto prazo.

CDR/LF/rcl