Empregabilidade nos Enfermeiros Açoriano

Secção Regional dos Açores leva a cabo novo estudo de empregabilidade

  • 06-05-2019

 

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores leva a cabo ciclicamente, desde 2013, o estudo "Inserção Profissional e Percursos Formativos dos Enfermeiros Recém-Licenciados da Região Autónoma dos Açores".

 

Este estudo é essencial para, de forma fundamentada, o Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores continuar a instar à contratação de mais enfermeiros, mas também para, no espaço público, evidenciar o flagelo do desemprego entre os jovens enfermeiros nos Açores.

 

Para além do mencionado, o estudo visa atualizar a informação relativa a este problema, permitindo assim a sua comparação com os resultados obtidos em edições anteriores, o que levará a determinar tendências temporais naquilo que à taxa de desemprego diz respeito, mas também no que concerne ao acesso ao primeiro emprego, condições de exercício deste primeiro emprego e também, relativas aos vínculos laborais atualmente detidos pelos enfermeiros açorianos.

 

Adicionalmente, irá ser aferida a intenção de prossecução de estudos (pós-graduados) por parte dos participantes no estudo. 

Pela primeira vez, foi considerada uma janela temporal de 10 anos, pelo que serão incluídos neste estudo todos os enfermeiros com inscrição ativa nesta Secção Regional, no período de tempo compreendido entre 2008 e 2018.

 

Assim, torna-se fundamental que todos os enfermeiros incluídos neste universo participem deste importante estudo, verificando, para o efeito, as respetivas caixas de correio eletrónico (verificar eventual spam). O questionário será distribuído eletronicamente através da plataforma Survey Monkey e o preenchimento dos mesmos irá decorrer entre 1 e 31 de maio.

 

A divulgação dos resultados está prevista para o final do primeiro semestre de 2019.

 

CDR/LF/rcl