Universidade dos Açores

Sessões de Esclarecimento na Escola Superior de Saúde em Ponta Delgada

  • 10-03-2023

Ao longo do dia de hoje, a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros esteve presente na Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores em Ponta Delgada, realizando uma série de sessões de esclarecimento destinadas aos alunos da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde.

 

Ao longo deste dia inteiramente dedicado aos alunos, foi possível proporcionar sessões relacionadas com temáticas diversas, nomeadamente:

  • Sessão de apresentação e esclarecimentos relativamente à Ordem dos Enfermeiros, nomeadamente o seu desígnio e organização (Enfermeiro Pedro Soares e Enfermeiro Fernando Felgueiras);
  • Apresentação do Balcão Único e processo de inscrição (Marília Almeida);
  • Workshop “Curriculum Vitae e Entrevista de Emprego. Como me preparar.” (Enfermeira Vânia Gonçalves);
  • Idoneidade Formativa – Abordagem geral (Enfermeira Vânia Gonçalves);
  • Padrões de Qualidade – Abordagem geral (Enfermeira Florinda Costa);
  • Aula “A comunicação entre pares: O Enfermeiro na relação com os seus pares e como cidadão” (Enfermeira Ana Catarina Simões e Enfermeiro Tiago Luz Almeida).

Na sequência destas sessões, o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, salientou: “A identidade deste mandato caracteriza-se pela proximidade aos nossos Enfermeiros, neste caso, ainda antes do início da atividade profissional, num momento crucial, o da construção de uma matriz individual de competência de uma profissão como a Enfermagem. Estes momentos revestem-se de grande importância, onde pretendemos contribuir de uma forma positiva para o futuro destes colegas, assim como para uma Enfermagem Açoriana de futuro.”

 

Pedro Soares explicou ainda que “pretende-se complementar o trabalho da escola e colaborar na preparação dos futuros novos colegas para a entrada na profissão, fomentando o sentido de pertença à sua Ordem, à sua profissão, com todas as questões inerentes."

 

A Ordem dos Enfermeiros continua assim a cumprir o seu compromisso de estar próxima dos futuros membros, manifestando desde cedo que não estão sozinhos ao longo das suas vidas profissionais.

CDR/PS/cf