SRRAAOE

Enfermeiros dos lares na agenda das reuniões da Ordem com os Sindicatos

• 05-07-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) tem vindo a acolher uma série de encontros com representantes dos sindicatos dos enfermeiros na região, tendo como ponto primordial da agenda a situação dos enfermeiros dos lares dos Açores.

Hoje, dia 5 de julho, a SRRAAOE recebeu em Ponta Delgada o Enfermeiro Marco Medeiros do SINDEPOR. No passado dia 22 de junho, a equipa da SRRAAOE teve igualmente oportunidade de reunir com o Enfermeiro Eduardo Bernardino do SE – Sindicato dos Enfermeiros, em Angra do Heroísmo.

Para o Presidente da SRRAAOE, Enfermeiro Pedro Soares, "a necessidade de maior atenção e investimento nos cuidados de enfermagem prestados nos lares da região é crucial para garantir a sustentabilidade dessas instituições. Reconhecer o valor dos enfermeiros que trabalham nesses locais e equipará-los salarialmente aos demais profissionais de enfermagem é um passo importante nessa direção. Infelizmente em algumas instituições isto não acontece o que não ajuda em nada na fixação destes profissionais, já que há enfermeiros que recebem mensalmente uma remuneração pouco acima do salário mínimo. A falta de recursos adequados pode comprometer a qualidade dos cuidados oferecidos aos idosos e impactar negativamente na sua saúde e bem-estar, e infelizmente nos Açores, em alguns casos, não é dada a atenção devida. Devemos priorizar políticas que promovam a valorização dos enfermeiros e que assegurem a viabilidade financeira dos lares, a fim de garantir uma assistência digna e de qualidade aos idosos."

Segundo Pedro Soares, "com estas reuniões, estamos a dar mais um passo importante na construção de cuidados de Enfermagem de futuro, e ao reunirmos com os sindicatos que nos demonstraram proactivamente o seu interesse neste trabalho, concluo que temos o mesmo foco no imperativo reconhecimento e valorização do papel fundamental dos enfermeiros que desempenham funções nos lares de idosos e equipará-los salarialmente aos restantes profissionais de enfermagem em outras organizações de saúde. A dedicação e o cuidado que esses enfermeiros oferecem aos nossos idosos são essenciais para garantir o seu bem-estar e qualidade de vida.”

Pedro Soares clarificou, ainda: "Julgo que um acordo coletivo de trabalho específico para os enfermeiros, negociado por sindicatos de enfermeiros, deverá facilitar o entendimento quanto à equiparação salarial dos enfermeiros que atuam nos lares de idosos aos demais profissionais de enfermagem, sendo uma medida urgente que visa a justiça e a equidade neste sector. Ao valorizarmos financeiramente esses profissionais, estamos a reconhecer o importante papel que desempenham na promoção do bem-estar dos idosos e na manutenção da sustentabilidade dos cuidados nas instituições. A remuneração adequada, juntamente com condições dignas de exercício da profissão, são por si um incentivo para atrair e reter enfermeiros altamente qualificados, garantindo assim a qualidade dos cuidados prestados a esta população específica, situação muito importante numa região como a nossa, onde cada vez mais se assiste à diminuição das dotações de enfermeiros em algumas destas instituições."

CDR/PS/cf