-
06-05-2025
SRRAAOE
Encontro institucional entre a Ordem dos Enfermeiros e o Presidente do Governo dos Açores

Na manhã desta terça-feira, 6 de maio, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu, em audiência oficial no Palácio de Sant’Ana, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira. A representação açoriana esteve a cargo de Pedro Soares, Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE).
A comitiva nacional contou também com a presença de Ana Fonseca e João Paulo Carvalho, Vice-Presidentes do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, e de Marco Job Batista, Secretário do Conselho Diretivo.
Durante o encontro, o Presidente do Governo valorizou o papel central dos Enfermeiros no Serviço Regional de Saúde e destacou o contributo da Ordem dos Enfermeiros, nomeadamente da Secção Regional, com quem tem mantido um diálogo próximo, construtivo e institucionalmente relevante.
“Este é um momento de elevada importância institucional para a nossa profissão nos Açores. A presença do Bastonário e da equipa nacional da Ordem junto do mais alto responsável político da Região reforça a legitimidade e o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver”, afirmou Pedro Soares, sublinhando que “a valorização dos Enfermeiros e o envolvimento da sua Ordem nos processos de decisão política são fundamentais para melhorar os cuidados prestados às nossas populações”.
O Presidente da SRRAAOE acrescentou ainda que “o reconhecimento expresso pelo Presidente do Governo Regional é um sinal claro da confiança depositada na classe e na estrutura que a representa. A Ordem dos Enfermeiros é parte da solução e está disponível, como sempre, para contribuir de forma construtiva e com sentido de missão para os desafios que se colocam ao sistema de saúde nos Açores.”
Este encontro reforça a importância do envolvimento institucional da Ordem dos Enfermeiros nos Açores, e assinala mais um passo na consolidação de uma relação colaborativa e próxima com o Governo Regional, em prol de melhores políticas públicas na área da saúde e de uma maior valorização dos profissionais de Enfermagem.