Dotação de Enfermeiros

Secção Regional dos Açores lança Observatório para a Dotação de Enfermeiros

  • 11-05-2019

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta feira, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, uma ferramenta inédita no País que permitirá, a profissionais de saúde e a cidadãos, saberem o numero exato de enfermeiros que exercem no Serviço Regional de Saúde.

 

No discurso de apresentação do Observatório para a Dotação de Enfermeiros nos Açores, Luís Furtado, Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional, destacou o carater inovador do Observatório agora lançado.

 

“Este Observatório para a Dotação de Enfermeiros nos Açores, representa, por um lado, a materialização do compromisso assumido no plano regional e, por outro, a  vontade de, por via de iniciativas impares em todo o País, deixar um legado efetivo para aqueles que nos seguirem no exercício destas funções”. Luís Furtado, relembrou ainda o trabalho feito com a Secretaria Regional de Saúde para o levantamento e melhoria da dotação de enfermeiros nos Açores.

 

“A 28 de abril de 2015 outorgamos um acordo impar no País, através do qual a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros e o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Saúde, reconheceram, conjuntamente, a necessidade de quantificar, de forma rigorosa o défice de enfermeiros na Região. Este trabalho, feito de forma séria, exaustiva e rigorosa, foi assegurado pela Secção Regional, em estreita articulação com as instituições de saúde do Serviço Regional de Saúde dos Açores. Os resultados, apresentados à Secretaria Regional da Saúde, a 20 de março de 2017, referentes a 31 de dezembro de 2016, quantificavam o défice estrutural nas instituições do Serviço Regional de Saúde dos Açores em 291 enfermeiros”, referiu o Presidente do CDR.

 

Na apresentação do passado dia 10 de maio, Luís Furtado destacou o facto de, para além de esta ser “uma ferramenta de grande utilidade para a comunidade profissional e científica”, este Observatório estar igualmente pensado e direcionado para os cidadãos.

 

“O Observatório destina-se a todos os cidadãos que, tendo interesse, têm também o legítimo direito de poder conhecer a dotação de enfermeiros nos serviços que utilizam. Qualquer cidadão, em qualquer ilha, poderá comparar-se (enquanto utilizador dos serviços de Enfermagem), com as demais ilhas, e também poderá comprar as instituições públicas de saúde de que é utilizador com as demais instituições da Região”, destacou.

 

No Observatório para a Dotação de Enfermeiros nos Açores é agora possível obter informação de âmbito geral, como é a que se refere ao número de enfermeiros nos Açores (cuidados gerais e especialistas), a rácios por milhagem de habitantes, mas também a um conjunto de informação de elevado detalhe, até agora indisponível, como é o caso do rácio de enfermeiros por 1000 habitantes por ilha, de enfermeiros especialistas por ilha, do sector e área de atividade de exercício profissional, entre outros.

 

De igual modo, também será possível conhecer o número de enfermeiros a exercer no Serviço Regional de Saúde dos Açores na sua globalidade, mas também por instituição de saúde, onde se inclui o detalhe relativo à área de atividade (prestação de cuidados e gestão/assessoria). Semelhante detalhe será possível obter para o segmento da prestação de cuidados especializados.

 

É ainda possível, obter informação relativa ao ensino da Enfermagem na Região Autónoma dos Açores, designadamente número de inscritos, número de novos inscritos por ano letivo e número de diplomados por ano letivo.

 

Todas estas informações poderão ser consultadas acendendo ao endereço eletrónico:

 

www.observatoriodosenfermeirosacores.pt