Conselho de Enfermagem Regional

Dia Mundial do Não Fumador

• 17-11-2022

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador. Esta data foi instituída em Portugal pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 35/84, de 11 de junho, considerando que foi recomendada pela 5ª Conferência Mundial sobre a Prevenção do Tabagismo a nível mundial a partir do ano de 1984.

Fumar é a principal causa de morte evitável em todo o mundo e estima-se que metade dos fumadores irá morrer por causas relacionadas ao tabaco, nomeadamente pelo cancro do pulmão. Todos os anos morrem cerca de 7 milhões de pessoas devido ao tabaco.

Para além do cancro, o tabaco aumenta o aparecimento de doenças como a DPOC (Doença Pulmonar obstrutiva Crónica), doenças cardiovasculares, cancro da orofaringe, laringe e bexiga, bem como ainda osteoporose, rugas, úlcera péptica, disfunção eréctil e complicações na gravidez.

Fumar não afecta apenas o fumador, já que 1,4 milhões de pessoas morrem todos os anos pelo chamado “fumo passivo”. Por outro lado, o impacto ambiental do tabaco no nosso planeta é enorme. Segundo a OMS, são cortadas cerca de 600 mil árvores para a produção do tabaco; 84 milhões de toneladas de emissão de C02 e 22 mil milhões de toneladas de água.

Os Açores não são excepção da escala mundial. Só no ano passado, cerca de 45% dos jovens entre os 13 e os 17 anos já eram fumadores e 24% da população adulta é fumadora.

Apesar de tudo isto, sabia que se deixar de fumar agora, pode diminuir o perigo de risco de vida em minutos e até décadas? Como vê é uma causa de morte completamente evitável.

O enfermeiro tem um papel preponderante nesta temática, uma vez que atua junto das comunidades e populações na sensibilização e educação para saúde das mesmas, bem como no encaminhamento para consultas de cessação tabágica, processos de reabilitação, apoio psicológico e controle de ansiedade.

Deixe hoje mesmo de fumar! Pela sua saúde, pela nossa e pela do nosso planeta.

Enfermeiro Bruno Pimentel

Vogal do Conselho de Enfermagem Regional da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros

CER/BP/cf