Conselho de Enfermagem Regional

Dia Mundial de Luta Contra a Sida

  • 01-12-2022

A SIDA (síndrome de imunodeficiência adquirida) é um quadro clínico, com múltiplos sinais e sintomas, resultante da infeção pelo VIH (vírus da imunodeficiência humana). Esta infeção ataca o sistema imunitário diminuindo a sua capacidade de defesa.


Os primeiros casos de SIDA foram relatados na década de 80 e, atualmente, de acordo com a OMS, estima-se que existam cerca de 36,9 milhões de pessoas infetadas pelo VIH.


Após contrair a infeção, os sintomas são ligeiros e confundíveis com um quadro gripal. Posteriormente, os sintomas tornam-se mais graves: perda rápida de peso, infeções graves e distúrbios neurológicos.


O VIH pode ser transmitido através de: relações sexuais desprotegidas com pessoas infetadas; partilha de agulhas, seringas ou outros equipamentos utilizados para injeção e transmissão de mãe para filho (gravidez, parto ou leite materno). É importante salvaguardar que mesmo sem sinais da doença, uma pessoa portadora do VIH pode infetar qualquer pessoa.


Não existe ainda uma cura para a SIDA, sendo que a prevenção passa pela disponibilização de preservativos, pelos Programas de Troca de Seringas e pela divulgação de informação pela população e grupos vulneráveis, onde o Enfermeiro tem um papel essencial no planeamento e implementação de ações de sensibilização.


Por fim, o enfermeiro também desempenha uma ação essencial na promoção do rastreio da infeção e na referenciação para os cuidados diferenciados, intervindo em todos os contextos de cuidados.


Fontes: DGS, Hospitais Cuf, OE, OMS, Nações Unidas.

 

Enfermeira Sofia Machado Sousa
Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica, Enfermeira do Centro de Saúde de Ponta Delgada - USISM

CER/SS/cf