Conselho de Enfermagem Regional

Dia Mundial das Hepatites

  • 28-07-2022

Comemorado anualmente no dia 28 de julho, o Dia Mundial das Hepatites tem como principais objetivos divulgar informação e sensibilizar para esta doença.

 

Embora a hepatite seja uma doença evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável, afeta 325 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano, o que levou a Organização Mundial de Saúde a assumir o objetivo de erradicar a hepatite B e C até 2030.

 

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia alerta, também, para a importância do diagnóstico precoce e tratamento das doenças do fígado de forma a eliminar a hepatite como uma ameaça à saúde pública.

 

As doenças do fígado têm uma natureza silenciosa. Sintomas como o desconforto abdominal, febre, mal-estar, fadiga, perda de apetite, urina escura e fezes claras podem manifestar-se num estado avançado.

 

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros vem, por isso, chamar a atenção para esta problemática e congratular todos os enfermeiros que trabalham diariamente para a prevenção das hepatites e para o tratamento e reabilitação da pessoa com hepatite.

 

Enfermeira Ana Rita Diogo

Especialista em Enf. Reabilitação e em Enf. Médico-Cirúrgica na área de Enf. à pessoa em situação paliativa, Presidente do Conselho Fiscal Regional da SRRAAOE

CER/ZM/cf