Conselho de Enfermagem Regional

Dia Mundial da Segurança do Doente

• 17-09-2022

A existência de incidentes de segurança durante a prestação de cuidados de saúde é um acontecimento dos sistemas de saúde modernos. A implementação de estratégias que reduzam estes incidentes, uma parte dos quais é escusável, é assegurada nacional e internacionalmente, como promotora de ganhos em saúde e demonstra-se hoje como uma aposta inequívoca à saúde.

Desta forma, a Organização Mundial de Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Segurança do Doente a 17 de setembro, de forma a sensibilizar a população para a importância dos cuidados centrados nas pessoas e, também, sensibilizar para a prevenção dos danos causados aos doentes.

O Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021 -20261 refere que “a promoção da segurança do doente requer um esforço coordenado e persistente de todas as partes interessadas e uma abordagem sistémica, contínua e promotora da segurança e cultura de segurança, assente numa lógica não punitiva e de melhoria contínua” (2021, p. 96).

Sendo o Enfermeiro o cerne da prestação de cuidados nos diferentes contextos da área da saúde, os riscos associados à sua função são evidentes (dotações inseguras, evolução e acompanhamento da ciência de enfermagem, etc.). Assim, os aspetos relacionados com a segurança do doente, enquanto componente chave da qualidade dos cuidados, merecem a atenção dos gestores de topo, lideranças intermédias, gestores de risco e profissionais de saúde, exigindo um envolvimento ativo de responsabilidade de governação, coordenação e operacionalização nos diferentes níveis de cuidados, de modo a aumentar a segurança da prestação de cuidados de saúde, tendo presente o foco no doente e seus cuidadores.

[1] https://www.arsnorte.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/3/2021/09/Plano-Nacional-para-a-Seguranca-dos-Doentes-2021-2026.pdf

Enfermeira Vânia Gonçalves

Vogal do Conselho de Enfermagem da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros dos Açores

CER/VG/cf