Conselho de Enfermagem Regional

Dia Internacional de Consciencialização sobre o HPV

• 04-03-2022

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Consciencialização sobre o Vírus do Papiloma Humano (HPV). Este vírus é responsável por um elevado número de infeções, associadas ao contato sexual desprotegido, que são facilmente transmissíveis por contato direto com a pele e as mucosas oral, genital e anal, e, maioritariamente, não apresentam sintomas e são de regressão natural.

É importante referir que o HPV infeta tanto homens como mulheres e é mais frequente nos jovens ao iniciarem a sua atividade sexual. Estima-se que entre 50 a 80% dos indivíduos adquirem esta infeção em algum momento da sua vida, não evoluindo esta, no entanto, para doença sintomática.

Assim, e tendo em consideração a progressão silenciosa da infeção, a principal forma de combate passa sobretudo pela prevenção, não só com o uso do preservativo, mas também com a adesão à vacina, que desde 2008 já faz parte do Programa Nacional de Vacinação, inicialmente administrada apenas às raparigas e mais tarde, em 2019, também aos rapazes.[1]

Com a constante mudança nos contextos sociais, o Enfermeiro assume um papel preponderante ao relembrar a importância que os comportamentos saudáveis têm para a reflexão diária sobre a prevenção e, sobretudo, ao desmistificar as dúvidas sobre o exame preventivo como fator determinante para a saúde individual e coletiva.

Enfermeira Vânia Gonçalves

Vogal do Conselho de Enfermagem Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros