Conselho de Enfermagem Regional

Dia Internacional da Literacia

  • 08-09-2022

O Dia Internacional da Literacia tem sido comemorado, desde 1967, no dia 8 de setembro e assume-se como um marco importante da literacia de todos os indivíduos e sociedades.


A Organização Mundial de Saúde, em 2019, define literacia em saúde como a capacidade que os indivíduos possuem para obter, processar e entender as informações básicas de saúde para usufruírem dos serviços e tomarem decisões adequadas, conscientes e informadas sobre o seu projeto de saúde.


Em Portugal, dados do Health Literacy Population Survey Project 2019-2021 (HLS19), pesquisa que mediu a literacia em saúde em 17 países da região europeia da OMS, incluindo o nosso país, revelam que 65% da população tem um nível suficiente de literacia em saúde, 22% apresentam um nível problemático e 7,5% um nível inadequado, sendo os idosos com doenças crónicas, baixos níveis de escolaridade e baixos rendimentos os que se encontram mais fragilizados.


Uma atenção cuidada sobre a relação terapêutica e sobre o indivíduo, com comunicação assertiva, clara e positiva traz melhores resultados de saúde e permite desenvolver melhores estratégias e políticas de saúde destinadas a melhorar os resultados em saúde.


Os profissionais de enfermagem revelam-se de primordial importância em todo o processo de potencialização da literacia em saúde, seja de forma direta, na assistência ao cuidado através de ensinos, ações de sensibilização, acompanhamento, mas também na realização de tratamentos gerais ou mais específicos incentivando à responsabilização do indivíduo perante os cuidados de saúde assumidos.

 

Enfermeira Vânia Gonçalves

Vogal do Conselho de Enfermagem da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros dos Açores

CER/VG/cf