Dia dos Açores 2018

O Desafio do Exercício Profissional em contexto Insular

• 21-05-2018

O Dia dos Açores foi instituído pelo parlamento açoriano em 1980, destinado a comemorar a açorianidade e a autonomia do arquipélago.

É a maior celebração religiosa e cívica dos Açores. Deste modo, porque é o mais popular dos dias festivos e de repouso e recreio em todo o arquipélago, entendeu o parlamento açoriano, justo, consagrá-lo legalmente como afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade – base e justificação da autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam (preâmbulo do Decreto Regional n.º 13/80, de 21 de Agosto).

Também na vertente profissional importa não esquecer que o exercício da Enfermagem em contexto insular acarreta um conjunto de especificidades que têm de ser reconhecidas. Os enfermeiros, nesta Região Autónoma dos Açores, foram, desde sempre, os profissionais que mais próximo estiveram das populações, os que melhor conhecem as comunidades e as suas necessidades.

Para Luís Furtado, Presidente do Conselho Diretivo Regional, “o exercício profissional em contexto insular e arquipelágico também acarreta um conjunto de dificuldades, não são maiores, nem menores, comparativamente a outras regiões do País, são apenas diferentes e merecem, por tal, o seu justo reconhecimento”.

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros dedica este dia a todas as enfermeiras e a todos os enfermeiros que escolheram os Açores para exercer.

CDR/LF/rcl