Enfermagem Açoriana

Enfermagem Açoriana em destaque na II Convenção Internacional de Enfermeiros

• 17-05-2023

No decorrer da II Convenção Internacional dos Enfermeiros, que aconteceu na passada semana na Figueira da Foz, a Ordem dos Enfermeiros distinguiu a senhora Enfermeira Maria Eduarda dos Santos Cordeiro Lalanda Gonçalves, atribuindo-lhe uma menção honrosa no âmbito do “Prémio Valor e Excelência”.

Trata-se de uma proposta da Secção Regional dos Açores, atendendo ao trabalho que a senhora Enfermeira realizou em prol da Enfermagem nesta Região Autónoma, pautando a sua carreira com muito trabalho e esforço, assim como capacidade de superação e dedicação, em especial numa altura de construção da Enfermagem Açoriana. Para esta Secção Regional, a premiada destacou-se pelo seu compromisso e dedicação no cuidar dos açorianos, sendo fonte de referência no ensino de muitos Enfermeiros na busca da excelência.

Entre outras personalidades, a Ordem dos Enfermeiros distinguiu também o Dr. Clélio Meneses, ex-Secretário Regional da Saúde e Desporto, com uma menção honrosa pelo contributo dado ao nível dos processos de regularização das carreiras e também das remunerações dos Enfermeiros e igualmente o reforço dos incentivos à fixação.

Na sequência deste acontecimento, o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, destacou: “Apenas podemos preparar o nosso futuro, conhecendo e valorizando o nosso passado. E devemos ser gratos com aqueles que fizeram parte da nossa construção enquanto classe, enquanto identidade, assim como tiveram um papel principal no garante de justiça para com os Enfermeiros Açorianos.”

Pedro Soares referiu, ainda: “Falou-se mais uma vez dos Enfermeiros dos Açores, naquele que foi o evento do ano em termos da Enfermagem portuguesa, e isso só nos pode deixar satisfeitos e de dever cumprido, levar as cores da nossa enfermagem regional aos mais altos patamares.”

CDR/PS/cf