Ação de sensibilização: "Cuida de Ti"

Estudantes de Enfermagem dos Açores recebem iniciativa de sensibilização

  • 30-04-2019

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, em parceria com a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, e inserida num vasto conjunto de iniciativas promovidas no âmbito do Fórum Regional do Álcool e Saúde, levou a cabo, em Ponta Delgada, durante os últimos dois dias, uma iniciativa de sensibilização direcionada aos estudantes de Enfermagem da Escola Superior de Saúde dos Açores.

 

Esta ação, denominada “Cuida de Ti”, teve como principal intuito sensibilizar e alertar os futuros enfermeiros para os danos provocados pelo consumo nocivo do álcool. Atendendo às características do grupo alvo, recorreu-se a uma técnica de intervenção pedagógica designada Teatro do Oprimido que constitui uma metodologia ativa de teatro-debate em que a representação cénica torna-se o veículo para a reflexão, a análise e o diálogo sobre as problemáticas associadas ao consumo de álcool. No total foram realizadas 4 sessões, com cerca de 40 alunos em cada, dinamizadas pelo Enfermeiro António Silva, da supracitada Direção Regional.

 

A iniciativa, realizada intencionalmente em época de semana académica, tem como principais objetivos:

 

  • Refletir sobre as consequências do consumo excessivo de álcool;
  • Debater acerca da pressão dos pares e a influência dos contextos sociais e familiares no consumo do álcool;
  • Debater acerca do papel do álcool no contexto da vida académica;
  • Debater acerca de auto imagem e do conceito de valor pessoal;
  • Refletir acerca do papel do consumo de álcool na construção dos conceitos de auto imagem e de valor pessoal;
  • Debater acerca da necessidade de autocuidado e auto estima.

Esta é uma iniciativa que decorre da Carta de Compromisso assinada por esta Secção Regional, a 27 de julho de 2018, no âmbito do Fórum Regional Álcool e Saúde, uma plataforma representativa da sociedade civil que tem por base as metas e objetivos gerais definidos no Plano Regional de Saúde para a Área de Intervenção nas Dependências.

 

 A “Cuida de Ti” visitará, nos próximos dias 2 e 3 de maio, o Departamento de Angra do Heroísmo da Escola Superior de Saúde.

 

Aceda aqui as brochuras didático-pedagógicas, desenvolvida pela SRRAA. 

 

CDR/CER/LR/ll/rcl