Ordem dos Enfermeiros visita os centros de testagem nos aeroportos da região

• 09-07-2020

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros está a levar a cabo nos últimos dias uma série de visitas às equipas de enfermagem que fazem a testagem dos passageiros que chegam aos Açores, e desembarcam nos principais aeroportos da região. A equipa da Ordem dos Enfermeiros liderada pelo seu Presidente, Enfermeiro Pedro Soares, pretendeu estar ao lado dos colegas no terreno e conhecer na primeira pessoa todo o processo, assim como as condições e dificuldades existentes.

Para Pedro Soares, “os Enfermeiros Açorianos mais uma vez mostram o seu profissionalismo e quatro meses depois do início deste problema, continuam no terreno, com uma entrega exemplar. Hoje, viemos conhecer as dificuldades, os problemas, e iremos tomar as medidas necessárias para que seja corrigido o que for preciso e o quanto antes, o cansaço já é muito e torna-se evidente que nos Açores é necessário contratar mais enfermeiros o quanto antes. Estão a terminar o seu curso cerca de 80 futuros enfermeiros e a Ordem dos Enfermeiros está em condições de agilizar com caracter urgente todo o processo burocrático de atribuição do titulo para que possam ingressar no mercado de trabalho e ajudar numa possível segunda vaga.”

O Presidente da Ordem dos Enfermeiros nos Açores mostrou-se preocupado com as condições no Aeroporto de Ponta Delgada e da Horta, nomeadamente em dias de calor, sendo que junto com a sua equipa pôde observar e recolher relatos de grandes dificuldades por parte dos Enfermeiros em suportar as temperaturas que são atingidas dentro das tendas, recorde-se que estão implantadas em cima de alcatrão, no parque de estacionamento. “Julgo que já foi feito um esforço por parte da tutela, assim como pela USISM e USIF para a correção deste problema, mas infelizmente não foi suficiente, penso mesmo que deveríamos tentar perceber a hipótese de seguir o exemplo da Madeira e se possível montar Módulos refrigerados, por exemplo.”

Outra das situações que é generalizada nos diversos pontos de colheita é a falta de Enfermeiros para que haja uma rotatividade com períodos de descanso programados, “preocupa-me que um enfermeiro termine um dia de trabalho às 2h da manhã e tenha de regressar ao aeroporto 4h depois para estar presente no primeiro voo do dia. Por falta de enfermeiros, não são já poucas as vezes que isto tem acontecido. Eu quero acreditar que com as testagens a serem feitas antes da chegada aos Açores, haja uma diminuição na carga de testes a realizar, agora não nos podemos esquecer que ao 6º dia uma grande parte é re testada no arquipélago, quase que estamos num efeito bola de neve, e estas equipas estão já muito cansadas.”

A Ordem dos Enfermeiros irá continuar no terreno ao lado dos Enfermeiros, também e não só numa missão motivadora, “tudo fica difícil no entanto quando ainda esta semana assistimos no Parlamento Regional ao chumbo de uma proposta que defendia a revalorização dos Enfermeiros, quando ainda há dias nos ofereciam palmas. Sobre o prémio de desempenho, espero não venha criar assimetrias, todos os Enfermeiros dos Açores estão a ter um papel fundamental neste combate.” Referiu Pedro Soares.

CDR/PS/rl