Ordem dos Enfermeiros estuda dados do combate ao Covid-19 nos Açores

• 08-06-2020

A Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros nos Açores levou a cabo um questionário aos Enfermeiros Açorianos no sentido de efetuar um levantamento das condições de trabalho no contexto da atual pandemia pelo Covid-19, nomeadamente faltas de material e equipamentos, os riscos ocupacionais mais comuns para a saúde e segurança dos trabalhadores da saúde e as medidas para sua prevenção no contexto da atual pandemia Covid-19.

Os dados recolhidos estão agora a ser trabalhados e destinam-se a fundamentar as posições da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, no âmbito da defesa da proteção da saúde e segurança dos Enfermeiros da região.

Para Pedro Soares, Presidente da Secção Regional, “esta foi uma oportunidade de conhecermos de uma forma alargada a todas as ilhas, a real dimensão no terreno sobre as condições a que os enfermeiros estiveram e estão sujeitos no cenário pandémico vivido na Região.”

Os resultados de uma análise preliminar confirmam aquela que foi uma das grandes preocupações da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros, “veem dar razão aquilo que em Março alertávamos com muita preocupação referente à falta de EPI com cerca de 49% dos Enfermeiros a referir que inicialmente não tinha disponível esses equipamentos ou parte deles, sendo que deste grupo 69% indica que a maior falta foi de mascaras FP2, seguindo-se a falta de proteção ocular”, afirma Pedro Soares.

Outros dados avançados prendem-se com o racionamento exagerado dos equipamentos, onde 72% dos Enfermeiros referiu ter havido e 11% diz ter havido pressão para não utilizar os EPI.

A Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros está a estudar os dados e a preparar as conclusões às respostas obtidas no questionário recolhido em todas as ilhas açorianas junto dos enfermeiros. Com este trabalho será possível preparar o terreno, precavendo as situações negativas que aconteceram, assim como promover a eficácia e eficiência no cuidado às populações por parte dos Enfermeiros.

CDR/PS/rl