SRRAAOE

Corvo implementa proposta da Ordem para cuidados especializados à população

  • 16-05-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) congratula a implementação da recomendação efetuada aquando da sua visita à Unidade de Saúde da Ilha do Corvo (USIC) no que confere à disponibilização de Enfermeiros Especialistas, tendo a SRRAAOE contribuído para a sua operacionalização.

 

No âmbito da Visita de Acompanhamento realizada no passado mês de março, entre várias matérias, a Ordem dos Enfermeiros havia deixado o desafio para que se criassem condições para levar Enfermeiros Especialistas nas diversas áreas a esta ilha, no sentido de garantir melhores cuidados à população corvina, em especial no que confere à prevenção da saúde e qualidade dos serviços prestados.

 

Recorde-se que a maior parte das ilhas sem hospital, ou não têm enfermeiros especialistas, ou estes existem em número ainda muito reduzido, acrescendo o facto de as condições nesta ilha em especial se revestirem de muitas particularidades. Desta forma, a equipa de Enfermagem da USIC será apoiada por colegas com competências específicas e especializadas em diversas áreas. Assim, num trabalho em equipa com outros profissionais de saúde de outras áreas, irá desenvolver-se uma série de sinergias, sempre com foco nos melhores cuidados à população.

 

O projeto tem início esta semana, com uma Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica que irá proporcionar uma consulta especializada na preparação para o parto e parentalidade, a partir de sexta-feira. Entre vários objetivos, irá formar os casais sobre as estratégias a colocar em prática durante a gravidez, no parto e no regresso a casa. Prevê-se que estejam envolvidos cerca de 65 utentes.

 

Para o Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRRAAOE, Enfermeiro Pedro Soares, “os Açores estão mais uma vez a ser um exemplo para o país. Colocar o nosso utente no foco do trabalho das equipas de enfermagem, médica e de todos os restantes profissionais de saúde deveria ser sempre o principal objetivo. A USIC teve a ousadia de inovar e, agora, temos no Corvo um exemplo com potencial para ser replicado por outras ilhas. Somos demasiado pequenos para não trabalharmos todos no mesmo sentido.”

 

“De enaltecer, ainda, a importância do trabalho interinstitucional aqui desenvolvido com a Unidade de Saúde Ilha de São Miguel, mais um exemplo que pode e deve ser replicado por toda a região. Os recursos são escassos e só num esforço coletivo conseguiremos oferecer um Serviço Regional de Saúde com melhor acessibilidade para todos, e obviamente os Enfermeiros poderão ter aqui um papel fulcral, sendo a Ordem dos Enfermeiros parceira nesta construção”, salientou Pedro Soares.

CDR/PS/cf