Contratações de Enfermeiros

Secção Regional dos Açores satisfeita com anúncio de contratação de enfermeiros

  • 29-10-2018

O Presidente do Governo Regional dos Açores anunciou recentemente, no âmbito das Jornadas Parlamentares do PS/Açores, que até ao final do ano serão contratados cerca 140 profissionais de saúde para os Hospitais da Região.


Estas contratações, nas quais se incluem aproximadamente 80 enfermeiros, foram recebidas com satisfação por parte da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores (SRRAA) da Ordem dos Enfermeiros que, através do seu Presidente, felicitou o Governo Regional pela medida.

 

"Esta é uma importante notícia para todo o setor da saúde na Região. Trata-se da maior contratação de enfermeiros, de uma só vez, nos últimos quatro anos, sendo justo reconhecer o esforço do executivo açoriano com este anúncio. Esta contratação ao nível dos três hospitais da Região permitirá, por um lado, atenuar os défices estruturais existentes e, por outro, permitir o ingresso na carreira a uma importante número de enfermeiros", referiu Luís Furtado.

 

Ainda segundo o Presidente do Conselho Diretivo Regional (CDR), as contratações agora anunciadas fazem parte de uma das reivindicações mais importantes e antigas da SRRAA.

 

"Desde há vários anos a esta parte que temos insistido junto da tutela para o necessário cumprimento dos requisitos da dotação segura de enfermeiros nas várias instituições e assim, assegurar que os nossos cidadãos teriam acesso às melhores condições de saúde possíveis, naquilo que aos cuidados de Enfermagem diz respeito. Nem tudo está resolvido, mas estas contratações constituem-se claramente como um grande passo dado nesse sentido", afirmou.

 

Recorde-se que já este ano, um despacho do Vice-Presidente do Governo dos Açores determinava a contratação de 40 enfermeiros para as Unidades de Saúde de Ilha da Região, elevando para aproximadamente 120 contratações o total previsto para o corrente ano.

 

Luís Furtado reiterou também a vontade e disponibilidade da SRRAA em continuar a trabalhar conjuntamente com o Governo na resolução dos problemas ligados ao setor.

 

"Este é um claro exemplo de que se trabalharmos juntos, alcançamos mais facilmente os resultados que todos pretendemos. Lembro que, em 2015, assinamos com a Secretaria Regional da Saúde um Acordo de Cooperação relativo à Dotação Segura de Enfermeiros nos Açores. Esse acordo permitiu que se fizesse um levantamento exaustivo e que se passasse efetivamente a conhecer as reais necessidades das nossas instituições", garantiu o Presidente do CDR.

 

O Acordo de Cooperação relativo à Dotação Segura de Enfermeiros na Região Autónoma dos Açores, assinado em abril de 2015, distingue-se por ter sido o primeiro do género a ser rubricado em Portugal, demonstrando o envolvimento e o compromisso assumido neste âmbito entre a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros e o Governo Regional dos Açores.

CDR/LF/rcl