Ordem no Terreno

Ordem dos Enfermeiros dá continuidade às visitas na Ilha de São Miguel

• 20-07-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) tem dado continuidade às visitas programadas às diversas instituições da região.

Assim, ao longo desta semana, a equipa da SRRAAOE prosseguiu com as visitas previstas na Ilha de São Miguel, tendo, entretanto, visitado a Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição – Irmãs Hospitaleiras.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRRAAOE, Enfermeiro Pedro Soares, referiu: “Pude observar o compromisso em proporcionar uma assistência abrangente e humanizada aos utentes desta instituição, o que merece o nosso reconhecimento. Fica claro a importância dos cuidados de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica junto da nossa população, sendo importante a redução do estigma associado aos transtornos mentais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e solidária.”

Pedro Soares salientou, ainda: “Defendemos e observámos uma preocupação no respeito pelos direitos dos utentes e a valorização do seu protagonismo no seu próprio processo de recuperação demonstrando assim o comprometimento desta equipa com a autonomia e a dignidade de cada utente.”

“Foi com alguma apreensão que tivemos conhecimento que continua o subfinanciamento das diárias nestas instituições, urge a sua correção, daremos conta desta situação a quem de direito. Deixo votos que continuem a ser uma referência para os cuidados de enfermagem nesta área tão crucial, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável, inclusiva e compassiva”, alertou Pedro Soares.

CDR/PS/cf