Testagem em massa

Concluída testagem massiva em Água de Pau com o apoio da Ordem dos Enfermeiros

• 08-07-2021

Ao longo dos últimos 3 dias a Ordem dos Enfermeiros dos Açores colaborou com a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, a Direção Regional da Saúde e a Câmara Municipal da Lagoa na operação de testagem em massa que decorreu na vila de Água de Pau.

A Ordem dos Enfermeiros, que neste caso foi chamada a organizar e a alocar profissionais para a operação, já havia manifestado a importância deste convite referindo que nesta fase é essencial que todas as partes contribuam com soluções para satisfazer as necessidades que vão surgindo.

Para o Enfermeiro Tiago Luz Almeida, membro do Conselho Diretivo Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros encarregue por esta iniciativa, “o contributo da Ordem dos Enfermeiros nesta operação foi de facto fundamental. Numa altura em que os recursos são reduzidos e em que as equipas se desdobram em inúmeras tarefas e em trabalho acrescido, foi desafiante conseguir mobilizar profissionais suficientes para testar mais de 1200 pessoas em apenas 3 dias. Mas graças à disponibilidade dos profissionais que se prontificaram para aceitar mais esta missão conseguimos alocar, no total, 17 Enfermeiros.”

Tiago Luz Almeida esclarece ainda: “Recorde-se que falamos de Enfermeiros que, mais uma vez, tiveram de abdicar do seu pouco tempo livre para acolher este pedido. Estamos claramente perante mais um momento que coloca em evidência o papel fundamental dos Enfermeiros dos Açores e o seu inigualável espírito de sacrifício”.

A Ordem dos Enfermeiros continuará recetiva a pedidos de colaboração que lhe sejam endereçados, no sentido de apoiar as equipas no terreno e de contribuir para os melhores cuidados prestados à população açoriana.

CDR/TA/cf/rl