SRRAAOE

Ordem confiante nos compromissos da Escola Superior de Saúde

• 28-07-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) reuniu ontem, dia 27 de julho, com o Presidente da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, Enfermeiro Márcio Tavares. Nesta reunião estiveram presentes o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, bem como o respetivo Tesoureiro, Tiago Luz Almeida.

O Presidente da SRRAAOE, Enfermeiro Pedro Soares, explicou que “para além dos cumprimentos institucionais, este encontro revestiu-se de crucial importância no sentido de promover uma análise conjunta em relação ao ensino de Enfermagem nos Açores, nomeadamente da capacidade formativa dos polos de enfermagem, das dificuldades no presente e das perspetivas futuras."

“Terminamos esta reunião, por um lado com a certeza de que os comandos institucionais estão bem entregues, por outro com a convicção de que há efetivamente que olhar para o ensino da Enfermagem nos Açores com mais atenção e efetivo apoio a ambos os polos, sendo que o seu desenvolvimento é crucial para a região e para o nosso sistema regional de saúde. Há, também, um trabalho a montante que tem de ser feito, envolvendo igualmente as nossas instituições de saúde, não fossem elas igualmente beneficiárias deste trabalho”, acrescentou Pedro Soares.

Pedro Soares referiu, ainda, que “foi com agrado que vimos abertura para o aumento do corpo docente, situação que nos preocupava bastante, atendendo ao número de docentes em final de carreira. Relativamente à possibilidade de aumento do número de vagas, mais uma vez teremos de trabalhar a montante, nomeadamente nos campos de estágio, o que vem ao encontro do trabalho já iniciado pela Ordem nos Açores junto das diversas instituições de saúde, como é o exemplo da idoneidade formativa nos campos de estágio”.

“Em relação ao desenvolvimento e apoio à formação pós base, e na sequência dos contactos que vimos fazendo inclusive com a tutela, pudemos ainda alinhar algumas posições e quero crer que faremos um trabalho conjunto no futuro próximo nesta matéria, assim como no desenvolvimento da oferta formativa aos nossos Enfermeiros dos Açores”, explicou Pedro Soares.

CDR/PS/cf