Camara Municipal de Ponta Delgada

Enf.ª Marta Loura representa a SRRAA no Dia Internacional da mulher em iniciativa da CMPD

  • 08-03-2019

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores (SRRAA) da Ordem dos Enfermeiros esteve presente, esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para participar na comemoração do Dia Internacional da Mulher, numa cerimónia promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.

 

Em representação da SRRAA esteve a Enf.ª Marta Loura, Presidente da Mesa da Assembleia Regional, que à margem da cerimónia, valorizou a importância de assinalar a data, destacando a evolução do papel da mulher na sociedade.

 

A importância do papel da mulher na sociedade atual tem evoluído bastante nos últimos anos. Já não somos olhadas como seres destinados à procriação e ao doméstico sem instrução e sem capacidade de ocupar cargos relevantes na sociedade, as mulheres hoje homenageadas nesta cerimónia são disto um claro exemplo. Apesar desta evolução, ainda há um longo caminho a percorrer no sentido do reconhecimento total que as mulheres merecem a nível profissional”, referiu.

 

A enfermeira Marta Loura aproveitou igualmente a efeméride para abordar o flagelo da violência doméstica no País.

 

Numa data em que se assinala o papel da mulher, não posso deixar de mostrar a minha preocupação e repúdio pelo assunto da violência doméstica. Enquanto mulher não posso aceitar que, nos dias de hoje, ainda se assista e se fale tanto sobre esta barbárie. Algo tem de ser feito rapidamente para que a violência doméstica seja definitivamente erradicada de Portugal”, defendeu Marta Loura.

 

O tema escolhido para a cerimónia que decorreu esta tarde foi: “Mulheres de coragem. Audácia por uma profissão”, tendo sido homenageadas:

 

Deolinda Cordeiro

Taxista


Fátima Medeiros

Piloto de ralis


Guilhermina Rosa dos Reis

Agente policial


Ana Barbosa

Militar da GNR


Jéssica Avelar

Varredora de vias municipais


Maria do Carmo Costa

Bombeira


Mariana Medeiros

Pescadora


Sandra Duarte

Motorista de mini-bus


Valérie Bich

Co-piloto de aviação

CDR/LF/ML/LL/rcl