Carreiras de Enfermagem

Ordem apela à responsabilidade das forças políticas da região

• 14-12-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros foi convidada pela Direção Regional da Saúde, para participar na reunião referente à temática “Carreira de Enfermagem” que se realizou hoje, dia 14 de dezembro, em Angra do Heroísmo.

No seguimento desta reunião, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, referiu: “Não tenhamos dúvidas que, embora seja um processo moroso, estamos perante um grande esforço da região no sentido de trazer justiça aos Enfermeiros açorianos, sendo mesmo exemplo a nível nacional. Obviamente, fica claro que esta ida a eleições antecipadas não vem ajudar em nada ao processo, e claramente aumenta o tempo de espera, causando alguma insatisfação no terreno.”

O Enfermeiro Pedro Soares explicou que “nesta reunião foram abordadas questões cruciais, embora tenha a noção de que, apesar da demonstração deste governo no sentido de resolver, seja difícil termos resultados tangíveis no imediato dada a indefinição política atual. Eu vejo como imperativo que haja uma responsabilização geral a nível político, e que todas as forças políticas vejam este assunto não como mais uma arma de arremesso, mas que saibam dar o exemplo e, por uma vez, defendam em uníssono a enfermagem regional.”

“Percebemos que há timings que não são possíveis de ultrapassar, mas é importante termos todos em consideração que a persistência da injustiça nos casos que falta resolver, prejudica claramente todo o trabalho feito até então, minando a confiança dos profissionais que mantêm o SRS de pé. Posto isto, continuaremos a demonstrar disposição em colaborar na busca de um consenso no menor curto espaço de tempo possível”, concluiu Pedro Soares.