UAc.ESS

Ordem promove aula sobre ‘Ontologia em Enfermagem’ na Escola Superior de Saúde

• 11-03-2024

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) foi convidada pela Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores para assegurar uma sessão subordinada à temática ‘Ontologia em Enfermagem e a sua importância para a profissão’.

Essa sessão aconteceu no passado dia 8 de março, no âmbito da unidade de Ensino Clínico de Consolidação de Competências de Enfermagem, do 2.º semestre, do 4.º ano, da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde – Departamento de Enfermagem, Saúde da Família e Comunidade, em Ponta Delgada.

A aula foi dinamizada pelo Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRRAAOE, Enfermeiro Pedro Soares, e pelo Presidente do Conselho de Enfermagem Regional, Enfermeiro Tiago Luz Almeida, contando ainda com a presença do regente da unidade e Presidente do Conselho Fiscal Regional, Professor José Carlos Lopes.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional referiu: “É com satisfação que vejo este momento formativo, dado ser fundamental para o desenvolvimento da profissão, sempre numa visão holística e humanista dos cuidados de saúde, que respeita a dignidade e a singularidade de cada pessoa. A ontologia em enfermagem permite-nos compreender melhor o sentido e o propósito da nossa profissão, bem como as suas responsabilidades éticas e sociais.”

Para o Enfermeiro Pedro Soares, “esta formação representa, sem dúvida, uma vantagem para a qualidade dos cuidados prestados à população açoriana, que merece o melhor da nossa dedicação e competência, sendo este trabalho ainda na academia fundamental para os futuros Enfermeiros ao chegarem à prática.”