HDES

Audição na Comissão Especializada Permanente de Assuntos Sociais

• 30-11-2021

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Região Autónoma dos Açores, Enfermeiro Pedro Soares, foi ouvido na Comissão Especializada Permanente de Assuntos Sociais que ocorreu a 30 de novembro. Esta audição, que surgiu no seguimento da iniciativa do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda Açores, teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre a atuação do atual Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo desde que este tomou posse.

No âmbito da sua intervenção, o Enfermeiro Pedro Soares pode esclarecer que no passado “houve claramente um desacelerar no investimento em termos de equipamentos, edifício e claro nos recursos humanos”, reforçando que tal desinvestimento se evidencia nas “condições do edifício, equipamentos obsoletos e claramente excesso de turnos extraordinários nos cuidados de Enfermagem, muitas vezes levando a dotações inseguras em diversos serviços”. Pedro Soares reforçou, contudo, que “esta pandemia veio mostrar que também temos coisas boas no Sistema Regional de Saúde, mas que temos muito a mudar, a construir, e o HDES sendo o hospital de referência na região ao passar pela pressão porque passou, deixou bem patente estas dificuldades”, salientando que, no que confere ao atual Conselho de Administração do HDES, “enquanto Ordem dos Enfermeiros temos tido uma relação muito próxima especialmente com a Senhora Enfermeira Diretora e a sua equipa na Direção de Enfermagem, uma relação que nos tem permitido criar pontes de entendimento no sentido de resolução de algumas questões urgentes de resolução”. O Presidente do Conselho Diretivo Regional reconheceu “a dificuldade que é, nos tempos que correm, gerir as equipas de Enfermagem, no entanto fico com o sentimento e certeza de que há uma estratégia e há pessoas competentes na Direção de Enfermagem para ultrapassar estas questões. Temo, no entanto, um problema: não há Enfermeiros para contratar”.

Em todo o caso, na sequência desta audição, Pedro Soares referiu que considera que o mais importante foi salvaguardado: “Os utentes e a prestação de cuidados de Enfermagem no HDES nunca estiveram em causa apesar do apagão informático. Para isto contribuiu a resiliência e profissionalismo dos Enfermeiros que apesar das dificuldades causadas, conseguiram ultrapassar todos os obstáculos.”

Esta é já a terceira vez que a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros é convidada a participar nesta comissão no atual mandato, sinal do contributo ímpar e da intervenção crítica que a Ordem tem atualmente na região, enquanto regulador da profissão de enfermagem e como garante da qualidade dos cuidados prestados à população. Para Pedro Soares, “participar nestes momentos é para nós muito importante, é uma forma de deixarmos a posição dos Enfermeiros nos diversos assuntos que já nos trouxeram aqui e aproveitar a cada momento para deixar alguns problemas que afligem a classe a nu. Estaremos sempre disponíveis para colaborar, só assim poderemos ajudar a crescer o nosso Sistema Regional de Saúde.”

CDR/PS/cf/rl