Acompanhamento do Exercício Profissional

VAEP - Associação de Pais e Amigos de Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores

• 27-04-2018

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Luís Furtado, levou a cabo mais uma visita de acompanhamento do exercício profissional (VAEP) a uma IPSS. Desta vez, foi a Associação de Pais e Amigos de Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores a receber a Secção Regional, tendo a VAEP decorrido no passado dia 26 de abril.

Desta visita, e na sequência das reuniões que tiveram lugar quer com a equipa de Enfermagem, quer com a Direção, ressaltam as dificuldades e os problemas diários de um Sector que muitas vezes está esquecido.

Para Luís Furtado “é necessário convergir esforços no sentido de encontrar soluções adequadas para velhos problemas, soluções equilibradas que visem a salvaguarda dos interesses das pessoas que, por diversos motivos, se encontram numa situação de institucionalização”.

A complexidade dos utentes institucionalizados é enorme. “As respostas que o Sector Social conferia há uns anos atrás, são agora, em alguns casos, insuficientes, justamente pelo facto do utente institucionalizado ser muito diferente do utente institucionalizado do passado. A tutela da Solidariedade Social e a tutela da Saúde terão de, tal como o fizeram com a rede de cuidados continuados integrados, encontrar uma solução que confira proteção social e proteção na saúde aos residentes destas estruturas” sustenta Luís Furtado.