BALANÇO DO MANDATO 2016-2019

A Aposta Certa na Deontologia Profissional

• 10-10-2019

Para além da vertente política, de acompanhamento ou de cooperação, este mandato fica também marcado pelo foco direcionado para uma área basilar da Enfermagem: a Deontologia e a Ética Profissionais.

Esta preocupação face a esta vertente que deverá reger a prática clínica de todos os profissionais, consubstanciou-se com a participação de membros do Conselho Jurisdicional Regional (CJR) em atividades promovidas por entidades externas à Secção Regional, mas teve como o seu ponto mais alto a realização dos Encontros de Deontologia Profissional.

A história destes Encontros teve o seu ponto de partida na cidade de Angra do Heroísmo, a 18 de outubro de 2016, quando a Secção Regional realizou o primeiro dos três Encontros de Deontologia Profissional do atual mandato.

Com a temática “O Código Deontológico do Enfermeiro: Um meio para o empoderamento do cidadão”, dezenas de enfermeiros participaram do debate que decorreu no Hotel do Caracol.

DESCENTRALIZAÇÃO E ABERTURA

Depois do sucesso inaugural, o Encontro de Deontologia Profissional “viajou” até à cidade da Horta, a 15 de dezembro de 2017, para a sua segunda edição.

Dedicado ao tema "Questões sobre o fim-de-vida: Perspetivas", o Encontro de Deontologia Profissional juntou durante todo o dia, cerca de uma centena de pessoas, desde enfermeiros e outros profissionais de saúde, até a cidadãos ligados à sociedade civil, num debate amplo, aberto e bastante participado.

Este foi de facto um dos motes principais deste encontro: abrir a discussão sobre o tema do fim-de-vida a todos que o quisessem discutir. Esta questão foi um dos aspetos que o Presidente do CDR destacou na sessão de abertura do Encontro de Deontologia Profissional.

"Estes encontros, inicialmente concebidos para discutir e aprofundar o conhecimento individual e coletivo, na dimensão ética e deontológica foram amadurecendo do ponto de vista conceptual, culminando com a sua abertura à comunidade em geral", referiu.

Também o Presidente do Conselho Jurisdicional Regional discursou na sessão de abertura do II Encontro de Deontologia Profissional. Para Ricardo Pacheco e perante a complexidade do tema do fim-de-vida, é necessário que se inicie, o quanto antes, uma reflexão ampla e aberta sobre o tema.

"Esta reflexão, por intermédio do debate, do diálogo e do saber ouvir com intenção de ouvir e recusando a blindagem conceptual, escorada no arremesso de argumentos a partir de trincheiras, deverá brotar um conhecimento válido e entendimentos consensuais que, ao serem postos ao serviço da sociedade, cumprimos com isso, um dever deontológico cimeiro ao assumir a responsabilidade inerente ao papel que assumimos perante a sociedade", afirmou o Presidente do CJR.

Veja aqui a notícia da RTP Açores sobre o Encontro.

O culminar deste capítulo sucedeu na Ilha de Santa Maria, a 7 de dezembro de 2018, com a realização do III Encontro de Deontologia Profissional.

Dedicado à temática “A Vulnerabilidade da Pessoa Humana: Que Compromissos?”, o III Encontro de Deontologia Profissional juntou cerca de meia centena de pessoas, entre enfermeiros, outros profissionais de saúde, cidadãos marienses, agentes e profissionais do setor social e deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, num amplo e construtivo debate, com intervenções de excecional qualidade.

Na sessão de abertura do Encontro de Deontologia Profissional, Luís Furtado destacou a importância de abrir este tipo de debates a toda a sociedade.

"Escolhemos convictamente o caminho da proximidade aos enfermeiros e à comunidade. Hoje os enfermeiros e os cidadãos açorianos sabem que esta Secção Regional está, efetivamente, comprometida com eles e dispõe-se a prestar o seu humilde, mas seguro, contributo naquilo que é um processo contínuo de construção e consolidação do seu empoderamento e de uma cidadania consciente e esclarecida, num sistema complexo e dinâmico.", referiu.

Para Luís Furtado, “num ano em que esta Secção Regional escolheu o sector social, designadamente os lares de idosos e as estruturas da rede regional de cuidados continuados integrados, como foco da sua intervenção, assumindo posições públicas difíceis e apontando problemas e situações que não poderiam passar em claro, não nos faria sentido outra coisa que não terminar este mesmo ano, discutindo, de forma aberta, e para toda a comunidade, as questões que orbitam a vulnerabilidade da pessoa humana, a proteção dos mais desfavorecidos, aquilo que tem sido feito neste plano e, acima de tudo, aquilo que urge ser feito.

Também o Presidente do Conselho Jurisdicional Regional, Ricardo Pacheco, no encerramento do III Encontro de Deontologia Profissional, e em jeito de balanço, reconheceu o importante contributo da iniciativa quer para os profissionais presentes, quer para a sociedade civil em geral. No seu entender, é fundamental mostrar aos outros o pensamento profissional sobre estas matérias, com o intuito de, conjuntamente, se proporcionar um crescimento coletivo saudável, onde todos os interessados podem expressar, livremente, a sua opinião de forma construtiva.

Veja ou reveja aqui o vídeo produzido pela Comunicação e Imagem da Secção Regional sobre o III Encontro de Deontologia Profissional

CDR/LF/LL/rcl