BALANÇO DO MANDATO 2016-2019

O Estreitamento das Relações Insulares

  • 09-10-2019

Enquanto as únicas regiões autónomas do País, Açores e Madeira apresentam entre si semelhanças e estabelecem, por essa condição arquipelágica tão sentida por ambas, relações de proximidade e de diálogo naturais.

 

No âmbito da Ordem dos Enfermeiros, as duas Secções Regionais têm a especificidade de serem as únicas no contexto nacional que se integram em Serviços Regionais de Saúde próprios e autónomos, sendo por isso mesmo, as negociações e as conversações estabelecidas junto dos respetivos Governos Regionais.

 

Outro fator que distingue as Regiões Autónomas com o território continental português tem a ver com o contexto da prática clínica em Enfermagem. No caso dos Açores, estamos perante 9 ilhas que apresentam 9 realidades distintas entre elas, sendo que apenas 3 delas possuem hospital, o que, logicamente, lhe confere uma dinâmica muito própria.

 

As evacuações aéreas e marítimas, bem como a necessidade de os habitantes das ilhas sem hospital, terem de se deslocar entre-ilhas constitui também uma particularidade que acentua a especificidade do que é trabalhar num contexto arquipelágico.

 

CANDIDATURAS INDEPENDENTES

Perante as especificidades já acima descritas, não foi de estranhar que, em ambas as Regiões Autónomas, tenham sido duas candidaturas independentes quem tenha vencido o ato eleitoral no final do ano de 2015. Os profissionais insulares tiveram a perceção que só assim, dando força e legitimidade, a Enfermagem regional poderia ter a representatividade desejada tanto junto dos profissionais, como das entidades que gerem e regulam o setor de saúde nas Regiões Autónomas.

 

O conhecimento e a proximidade relativamente aos enfermeiros insulares trouxeram a estes profissionais e ao Serviço Regional de Saúde dos Açores vantagens inegáveis, como se pode perceber pelos blocos noticiosos que tem vindo a ser publicados no sítio oficial da Secção Regional dos Açores.

 

CONGRESSO INSULAR DE ENFERMAGEM

Reeditado no ano de 2013, o Congresso Insular de Enfermagem tem alternado desde então, com uma periodicidade de 2 anos, a sua realização entre as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

 

Estes Congressos, para além de serem um palco para a troca de experiências, vêm também valorizar o melhor que se faz a nível de produção científica nos Açores e Madeira. Nos certames já realizados abundam os exemplos de trabalhos e projetos implementados pelos enfermeiros insulares nos seus contextos de prática clínica.

 

Depois de se ter realizado em 2019, na cidade do Funchal, subordinado à temática “Value-added Nursing Care: Um imperativo… Uma prioridade”, espera-se que o Congresso Insular de Enfermagem tenha a sua 5.ª edição em 2021, e terá como anfitriã a RAA.

CDR/LF/LL/rcl