#PensarSaúde

7 ABR | Dia Mundial da Saúde

  • 07-04-2021

O Dia Mundial da Saúde foi comemorado pela primeira vez no dia 7 de abril de 1950 e celebra a data de fundação da Organização Mundial da Saúde, em 1948. Desde então, tem-se utilizado a ocasião para dar evidência a alguns temas-chave relacionados com a Saúde, a nível mundial, nas diversas áreas como saúde mental, materna, pediátrica entre outras.

 

As celebrações deste dia, até à atualidade têm sido feitas através de atividades que se estendem para além do próprio dia e servem de oportunidade para captar a atenção da comunidade para aspetos importantes da saúde a nível global.

 

Os Enfermeiros estão presentes desde o primeiro momento de gestação até ao final de vida, cuidando através da promoção, prevenção, tratamento, reabilitação, e mais recentemente cuidados paliativos. Têm um papel fundamental em assegurar saúde e bem-estar para a população.

 

Tendo isto em conta, cabe-nos recordar que apesar de ser universalmente aceite que a saúde deverá ser a prioridade de todos, fruto da pandemia que a sociedade atravessa, em que por momentos a esperança foi a única opção, a Saúde, “a nossa prioridade”, ficou muitas vezes esquecida. É certo, que não podemos oferecer o que não temos, e com a Saúde aplica-se o mesmo princípio…

 

Um bem que sustenta todas as nossas conquistas, e que ironicamente, é menosprezado em benefício das mesmas, é nesta linha de pensamento que serve este dia não só para celebrar, mas também para relembrar e mais importante refletir sobre o seu lugar da saúde na vida de cada um de nós.

 

 

Rodrigo Oliveira

Enfermeiro | Clínica do Bom Jesus

 

CER/ZM/RO/rl