BALANÇO DO MANDATO 2016-2019

Afirmação da Profissão na Comunidade Escolar

  • 07-10-2019

Durante os 4 anos de mandato, a Secção Regional fez um esforço considerável no sentido de afirmar a profissão junto da população açoriana.

 

Nesse sentido, a comunidade escolar foi um dos “público alvo” escolhido por esta Secção, com a intenção clara de explicar aos alunos o que é ser enfermeiro, as atuais perspetivas de saída profissional e até, desmistificar algumas questões que ainda se encontram implantadas no imaginário dos mais jovens.

 

Neste bloco, destacamos a presença da Secção Regional na Semana das Profissões, promovida e organizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Domingos Rebelo, nos anos de 2018 e 2019, e onde marcou presença o Enf. Márcio Tavares, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional (CER).

 

No mês de março de 2018 e numa palestra que durou aproximadamente 45 minutos, Márcio Tavares falou sobre a importância da comunicação na Enfermagem, explicou o que é ser enfermeiro e realçou a relação privilegiada que estes profissionais estabelecem com a pessoa em situação de saúde/doença.

 

“Os enfermeiros são o maior grupo profissional de saúde em Portugal. Atualmente somos cerca de 70 mil. Somos nós que acompanhamos os utentes 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Cuidar é uma arte!”, enfatizou Márcio Tavares.

 

O Presidente do CER focou ainda as perspetivas de saída profissional e realçou o reconhecimento de que os enfermeiros portugueses gozam no estrangeiro.

 

“Por exemplo, no Reino Unido, os nossos enfermeiros são muito procurados pelas suas competências. São reconhecidos por isso. Mas mesmo cá (Portugal) os enfermeiros têm muita saída, até porque temos um rácio de enfermeiros por mil habitantes muito abaixo da média”, referiu Márcio Tavares.

 

A 1 de abril de 2019, O Presidente do CER voltou a marcar presença, em representação da Secção Regional, em mais uma Semana das Profissões da Escola Secundária Domingos Rebelo.

 

No final da sessão, direcionada aos alunos do 9.º ano e do Ensino Secundário, Márcio Tavares valorizou este tipo de iniciativas.

 

“Penso que estas sessões são fundamentais para que os nossos jovens tenham um primeiro contato com profissionais, quer sejam eles enfermeiros ou de qualquer outra área de atividade, e possam colocar questões ou dúvidas que existam quanto às profissões que pensam seguir. Com estas sessões, em que estamos frente a frente com os alunos, esclarecem-se alguns mitos e por vezes desconstroem-se alguns juízos de valor pré-definidos. Estes jovens são o nosso futuro”, afirmou o Presidente do CER, no final de mais esta iniciativa de afirmação da Secção Regional junto da comunidade escolar.

CDR/LF/ll/rcl