BALANÇO DO MANDATO 2016-2019

Debatendo-se por Boas Causas

  • 04-10-2019

Os Açores são, desde algum tempo a esta parte, uma das regiões do País com maiores e mais preocupantes taxas de prevalência de consumo de álcool. Tornava-se por isso imperioso que todas as instituições ligadas à saúde na Região se unissem e procurassem, através de uma estreita colaboração, combater este problema.

 

 

CARTA COMPROMISSO

No dia 27 de julho de 2018 e juntamente com outras 35 instituições, a Secção Regional rubricou, em Vila Franca do Campo, uma Carta Compromisso com o objetivo claro de prevenir, dissuadir, reduzir e minimizar os problemas relacionados com o consumo de álcool no arquipélago.

 

Na cerimónia, presidida pela Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências, Dra. Suzete Rodrigues, a Secção Regional fez-se representar pelo Presidente do Conselho de Enfermagem Regional, Enf. Márcio Tavares, que, após a assinatura da Carta e de ter acentuado a responsabilidade acrescida que os enfermeiros devem ter perante esta problemática, demonstrava o seu otimismo perante o vasto compromisso alcançado.

 

“Como é sabido, o álcool é um dos maiores flagelos da nossa sociedade e dos principais causadores da elevada mortalidade nos Açores. Tenho confiança que a partir de hoje, todos juntos, consigamos alcançar os objetivos esperados”, afirmou.

 

O Fórum Regional Álcool e Saúde, do qual esta a Secção Regional é parte integrante, propõe-se atingir, até 2020, os seguintes objetivos:

  • Reduzir 2 pontos percentuais nas prevalências de consumo de alguma bebida alcoólica ao longo da vida, nos últimos 12 meses, na RAA;
  • Reduzir 2 pontos percentuais nas prevalências de consumo de alguma bebida alcoólica ao longo da vida, nos últimos 30 dias, na RAA.;
  • Reduzir 2 pontos percentuais na prevalência de residentes açorianos que nos 12 meses anteriores à entrevista, bebeu diariamente, pelo menos uma bebida alcoólica;
  • Diminuir para 8% a percentagem de consumo binge numa única ocasião, 3 ou mais dias por mês, nas pessoas que consomem álcool na RAA;
  • Diminuir o número de condutores mortos em acidentes de viação com uma TAS ≥ 0,5 g/l, na RAA;
  • Reduzir a Taxa de Anos Potenciais de Vida Perdidos por Doenças Atribuíveis ao Álcool na RAA.

 

SENSIBILIZAÇÃO

Após a assinatura da Carta de Compromisso em Vila Franca do Campo, a Secção Regional empreendeu, em abril de 2019, em parceria com a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, uma iniciativa de sensibilização direcionada aos estudantes de Enfermagem, dos Polos de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada, da Escola Superior de Saúde dos Açores.

 

A ação, denominada “Cuida de Ti”, dinamizada pelo Enfermeiro António Silva, realizou-se intencionalmente em época de semana académica, teve como principais objetivos:

  • Refletir sobre as consequências do consumo excessivo de álcool;
  • Debater acerca da pressão dos pares e a influência dos contextos sociais e familiares no consumo do álcool;
  • Debater acerca do papel do álcool no contexto da vida académica;
  • Debater acerca de autoimagem e do conceito de valor pessoal;
  • Refletir acerca do papel do consumo de álcool na construção dos conceitos de autoimagem e de valor pessoal;
  • Debater acerca da necessidade de autocuidado e autoestima.

No total foram realizadas 4 sessões, com cerca de 40 alunos em cada, nos Polos da Escola Superior de Saúde de Ponta Delgada (29 e 30 de abril) e de Angra do Heroísmo (2 e 3 de maio).

CDR/LF/ll/rcl