Pensar Saúde

4 - 10 OUT | Semana Europeia do Aleitamento Materno

  • 04-10-2021

Este ano, para a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2021, a Aliança Mundial para a Ação em Amamentação (WABA) selecionou o tema “Proteger o aleitamento materno: uma responsabilidade compartilhada”, que realça os vínculos entre o aleitamento materno e a sobrevivência, saúde e bem-estar das mulheres, crianças e nações, com os objetivos de:

  • Informar as pessoas sobre a importância de proteger o aleitamento materno;
  • Ancorar o apoio à amamentação como uma responsabilidade essencial de saúde pública;
  • Interagir com pessoas e organizações para um maior impacto;
  • Promover ações de proteção ao aleitamento materno para melhorar a saúde pública.

Em Portugal e na Europa estas comemorações realizam-se na 40ª semana de cada ano, a decorrer em 2021 de 4 a 10 de outubro.


O contexto da atual pandemia da COVID-19, faz enaltecer os benefícios da amamentação e da interação mãe-bebê para prevenir infeções e promover a saúde e desenvolvimento, especialmente quando os serviços de saúde e outros serviços comunitários são interrompidos ou limitados pelo acréscimo de trabalho.


Nas maternidades, mães e filhos devem receber apoio para permanecer juntos e praticar o contato pele a pele, independentemente de terem suspeita ou confirmação de infeção pelo vírus da COVID-19.


A OMS recomenda o uso de vacinas COVID-19 em mulheres que amamentam ou que façam extração manual do leite que, portanto, podem receber as vacinas, com destaque para o facto de os bebés receberem proteção para a infeção da COVID-19 através do leite materno.


Simultaneamente, e ao nível dos direitos laborais, impõe-se a proteção dos direitos das mulheres trabalhadoras, garantindo que os seus postos de trabalho não sejam ameaçados pela gravidez, licença maternidade e/ou horário de amamentação.


A intervenção dos Enfermeiros é fundamental na proteção à maternidade através da capacitação dos pais para a implementação bem-sucedida das práticas de aleitamento materno recomendadas.

 

CER/ZM/FC/rl/cf