Pensar Saúde

30 SET | Dia Nacional do Cancro do Intestino

• 30-09-2020

A 30 de Setembro assinala-se o Dia Nacional do Cancro do Intestino (colon e recto). Este tipo de cancro é a terceira maior causa de morte por cancro em todo o mundo com 1.4 milhões de novos casos todos os anos. De acordo com a DGS (Direção Geral da Saúde) em Portugal existem cerca de 24 novos casos todos os dias e um total de 80 mil casos ativos (Europacolon Portugal).

Esta doença surge após a multiplicação desorganizada das células formando uma saliência no tecido intestinal a que se dá o nome de pólipo (tumor benigno) que, se não tratado, pode evoluir para uma forma maligna – o cancro.

Os utentes portadores desta doença referem com frequência obstipação e/ou diarreia, perda de sangue pelas fezes ou ânus, dor e desconforto abdominal ou ainda cansaço e emagrecimento sem razão aparente.  É assim importante estar atento a estes sinais, pois a identificação precoce é ainda a melhor forma de prevenção (com recurso ao rastreio do cancro colo-rectal, com uma redução da mortalidade em cerca de 16%), assim como uma alimentação saudável e redução de peso (caso seja obeso). O tratamento do cancro do intestino passa por intervenção cirúrgica (se possível) e/ou por radioterapia/quimioterapia.

O enfermeiro assume um papel de extrema importância na qualidade de vida dos doentes com cancro do intestino, uma vez que são os prestadores de cuidados que mais diretamente e diariamente lidam com estes utentes, ajudando-os através do seu processo de doença e adaptação/reabilitação da mesma ou ainda como elemento fulcral de suporte aos familiares e cuidadores informais do utente.

Enf. Bruno Pimentel

Vogal do Conselho de Enfermagem Regional da