BALANÇO DO MANDATO 2016-2019

Os Núcleos de Saúde Familiar

  • 02-10-2019

A área dos Cuidados de Saúde Primários, fundamental para a prevenção e educação em saúde junto das populações, foi uma das matérias sobre a qual a atual equipa da Secção Regional quis intervir e apresentar propostas no sentido de melhorar o seu funcionamento. Nesse sentido, a implementação e o aperfeiçoamento dos Núcleos de Saúde Familiar nos Açores mereceu atenção especial deste elenco diretivo no início do mandato 2016-2019.

 

A 20 de junho de 2016,  o CDR da Secção Regional fez chegar à Secretaria Regional da Saúde a sua proposta de alteração à Circular Normativa n.º 17, de 7 de setembro de 2015, da Direção Regional de Saúde, relativa à implementação dos Núcleos de Saúde Familiar na Região Autónoma dos Açores, no entendimento de que a mesma tem um vasto potencial [ainda não concretizado] de melhoramento, através da alavancagem da qualidade assistencial que está subjacente ao espírito do modelo vertido no documento normativo em causa, bem como por via da valorização da complementaridade e interdependência entre os diferentes grupos profissionais cuja intervenção nele está prevista.

 

(Leia aqui o comunicado emitido pelo CDR)

 

Mais tarde, a 31 de janeiro de 2017, e após reunião com o Secretário Regional da Saúde, Dr. Rui Luís, a Tutela admitia que era necessário aperfeiçoar o atual modelo dos Núcleos de Saúde Familiar, nomeadamente para as Unidades de Saúde de Ilha de menor dimensão.

A Secção Regional lamenta que até ao momento, e decorrido tanto tempo após o início deste processo, as alterações propostas à Circular Normativa n.º 17 ainda não tenham tido qualquer implementação por parte da Secretaria Regional da Saúde.    

 

 

CDR/LF/LL/rcl