Pensar Saúde

29 SET | Dia Mundial do Coração

• 29-09-2020

A 29 de Setembro celebra-se o Dia Mundial do Coração. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) as doenças cardiovasculares são responsáveis, anualmente, por cerca de 17.9 milhões de mortes todos os anos a nível mundial, correspondendo a um total de 31% de todas as causas de morte no mundo, sendo os ataques cardíacos e os AVC (acidente vascular cerebral) as principais manifestações.

Globalmente, a OMS tem promovido o combate às doenças do coração através de três pilares estratégicos na sua prevenção: Controlo do consumo de tabaco; Redução do consumo de sal e melhores cuidados de saúde primários numa adequada estratégia de prevenção. É estimado que uma redução de cerca de 30% no consumo de sal pode ajudar a salvar milhões de vidas.

Em Portugal, e de acordo com o último relatório do programa nacional para as doenças cerebrovasculares 2017 disponibilizado pela DGS (Direção Geral da Saúde), tem-se morrido cada vez menos por doenças do aparelho circulatório, com uma redução de 39% de mortes por AVC entre 2011 e 2015. Por outro lado, consomem-se cada vez mais medicamentos de combate a estas doenças e observa-se ainda a um aumento de 26% de internamentos causados por doenças cardiovasculares. Espera-se que até ao final do presente ano, Portugal consiga reduzir o consumo de sal em 3% a 4%.

O enfermeiro tem vindo a assumir um papel importante na prevenção e manutenção da doença cardiovascular através de uma educação eficaz na comunidade em que se insere, quer ainda no tratamento e reabilitação do doente cardiovascular, promovendo a adesão de estilos de vida saudáveis, capacitando o utente de medidas adaptativas para viver com a sua doença ou ainda educa-lo no sentido de prevenir o reaparecimento de novas complicações.

Enf. Bruno Pimentel

Vogal do Conselho de Enfermagem Regional da