Pensar Saúde

27 MAR | Dia Nacional do Dador de Sangue

  • 26-03-2021

Doar sangue é um gesto voluntário, de generosidade, mas que pode ajudar a salvar uma vida.

 

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), comemora hoje, dia 27 de Março, o Dia Nacional do Dador de Sangue.

 

De acordo com o Relatório de Atividade Transfusional e Sistema Português de Hemovigilância (IPST, 2018), existem 383 765 pessoas inscritas como dadores, sendo que no ano de 2018 foram feitas 314 091 dádivas em todo o território Português.

 

Estima-se que apenas 3% da população seja dadora, uma dimensão muito pequena, considerando que eventualmente 30% das pessoas necessitarão de transfusão de algum componente do sangue ao longo da sua vida.

 

Assim, é crucial que os enfermeiros disponham à comunidade a informação necessária para que se possa tomar uma decisão em consciência sobre o processo de doação de sangue. Para tal é importante reconhecer que para doar sangue, terá de ter entre os 18 e os 65 anos (até 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudáveis.

 

Em todas as dádivas será efetuada uma triagem clínica, prévia, de modo a esclarecer as dúvidas existente e avaliar as condições de saúde necessárias para que possa ser feita a doação.

 

Vânia Gonçalves

Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação

Vogal do Conselho de Enfermagem – Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros da Região Autónoma dos Açores (2020-2023)

 

CER/VG/rl